MUNICÍPIO PROPORCIONA ENCONTROS DE PAIS DE CRIANÇAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA

O “Espaço Integrar”, da responsabilidade do Município e localizado no Parque Lúdico, vai passar a acolher encontros de pais de crianças portadoras de deficiências. Estes encontros têm a designação “De Nós para Nós” e acontecem em todas as terceiras sextas-feiras de cada mês. Diz José Carlos Rolo, que “o Município, atento a estas questões, não pode deixar de apoiar os pais e encarregados destas crianças, propiciando encontros onde podem falar dos seus problemas, das suas dúvidas, trocarem experiências e, acima de tudo, não se sentirem tão sós nesta árdua tarefa que é cuidar e educar uma criança portadora de deficiência, que tanta atenção requer no seio da família”. Mais informações pelo número telefónico 289 599 684 ou pelo e-mail: monicarita.silva@cm-albufeira.pt

É já na próxima sexta-feira, dia 21 de maio, que terá lugar o primeiro encontro, em horário pós-laboral, de pais de crianças portadoras de deficiência de Albufeira. O concelho tem mais de 250 crianças com problemas de ordem física ou neurológica a frequentarem as escolas, pelo que “o Município, atento a estas questões, não pode deixar de apoiar os pais e encarregados destas crianças, propiciando encontros onde podem falar dos seus problemas, das suas dúvidas, trocarem experiências e, acima de tudo, não se sentirem tão sós nesta árdua tarefa que é cuidar e educar uma criança portadora de deficiência, que tanta atenção requer no seio da família”, diz o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo.

Este programa nasce do “Espaço Integrar”, de natureza municipal e tem por título “De Nós para Nós” e acontece na terceira sexta-feira de cada mês, às 19h30, no Parque Lúdico. Para o primeiro encontro, basta aparecer e fazer a inscrição para os encontros seguintes. Quem desejar obter desde já mais informações, pode contactar através do número telefónico 289 599 684 ou pelo e-mail: monicarita.silva@cm-albufeira.pt

Nestes encontros é feita uma partilha entre os pais e os técnicos que dinamizam as sessões. Esta partilha é sobre as suas vivências, os seus receios, angústias ou realizações positivas. Da parte dos técnicos do Município, são dadas informações a nível dos apoios sociais existentes, como e onde os podem encontrar ou requisitar, bem como programas diversos de associações e instituições para cada tipo de deficiência e legislação vigente para os cidadãos e crianças com deficiência.

Refira-se que Albufeira tem, para além das crianças portadoras de deficiências que não afetam a sua integração permanente numa turma regular, também crianças com deficiências mais profundas que integram os CAA'S (Centros de Apoio à Aprendizagem), ou seja, unidades de multideficiência inseridas nas escolas. A par disso, o Município cede apoios diversos e regulares a cidadãos portadores de deficiência que se encontram em instituições ou em escolas apropriadas.