MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA RENOVA PROTOCOLO PARA INCENTIVAR CAPACIDADE EMPREENDEDORA DOS JOVENS

Após o sucesso alcançado nas anteriores edições, o Município de Albufeira renovou o protocolo de colaboração com a Junior Achievement Portugal, iniciativa que visa incentivar a capacidade empreendedora das crianças e jovens do concelho. No presente ano letivo prevê-se a participação de um total de 166 alunos, repartidos entre os vários graus de ensino de oito estabelecimentos escolares. Em 2019, os jovens de Albufeira venceram a competição regional, tendo representado o Algarve no desafio final em Lisboa.

O Município de Albufeira assinou, pelo quinto ano consecutivo, um protocolo de colaboração com a associação Junior Achievement Portugal (JA) com vista a dar continuidade ao programa “Aprender a Empreender”, nos três agrupamentos escolares.

O projeto, destinado a crianças e jovens dos 6 aos 30 anos de idade, tem por objetivo desenvolver a capacidade empreendedora, o gosto pelo risco, a criatividade e a inovação na referida faixa etária da população do concelho.

No ano letivo de 2018-2019 participaram no projeto 2 escolas do 1º Ciclo (EB1 Guia e Ferreiras) e 4 escolas do 2º e 3º Ciclo (EB 2,3 Paderne, Guia, D. Martim Fernandes e Ferreiras). O programa integrou 17 sessões de 50 minutos, divididas por 3 temáticas distintas para cada nível de ensino: “A Comunidade” (1º Ciclo), “A Europa e Eu” (2º Ciclo) e “Economia para o Sucesso” (3º Ciclo). No total, a iniciativa envolveu um total de 118 alunos, 6 turmas, 6 professores e 5 voluntários, trabalhadores de diferentes unidades orgânicas do Município de Albufeira. Para este ano a adesão ao programa intensificou-se, estando prevista a participação de 166 alunos: 61 do Agrupamento de Albufeira; 44 do Agrupamento Albufeira Poente e 61 do Agrupamento de Ferreiras.

Refira-se que o programa permite aos alunos de vários estabelecimentos de ensino receberem formação determinante para o seu crescimento, no âmbito de uma cultura mais empreendedora, responsável e baseada em princípios éticos. A JA Portugal, entidade responsável pela organização do programa a nível nacional, tem por objetivo “inspirar e preparar crianças e jovens para terem sucesso numa economia global, através de experiências transformadoras com base em três pilares fundamentais: Cidadania e Literacia Financeira, Educação para o Empreendedorismo e Competências para a Empregabilidade”. Os alunos estão no centro da estratégia e a metodologia utilizada baseia-se no aprender fazendo, cometem erros, no ambiente protegido da escola, com o apoio de voluntários ligados ao mundo do trabalho e de professores. Desenvolvem competências na área da liderança, tomada de decisões, resistência ao fracasso, trabalho em equipa, técnicas de apresentação e comunicação oral.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...