MARÇO REPLETO DE EVENTOS NO AUDITÓRIO MUNICIPAL DE ALBUFEIRA

Depois da folia do Carnaval continua a não haver motivos para ficar em casa a passar o serão no sofá. Os dias já são maiores, as noites mais convidativas e o Auditório Municipal de Albufeira tem uma programação de luxo para lhe oferecer que integra espetáculos para todos os gostos e todas as idades. O programa começa no próximo sábado, dia 4 de Março, com a primeira eliminatória do Festival de Artes e continua pelo mês dentro com cinema, teatro, acordeão e fecha com chave de ouro, no dia 31, com o 3º Ciclo de Concertos GAJ.

A XV edição do Festival de Artes abre a programação do mês de março no Auditório Municipal de Albufeira. A primeira eliminatória é já este sábado, dia 4. Os jovens talentos algarvios já estão preparados para mostrar as suas aptidões artísticas nas modalidades de música (instrumento), canto e dança (moderna, clássica e tradicional), com vista a conquistar o júri para passar à fase seguinte. A segunda eliminatória realiza-se no dia 11 e a grande final está marcada para 18 de março. Os espetáculos têm sempre início marcado às 16h00.

No primeiro domingo do mês, dia 5 de março, os pequenos cinéfilos têm lugar reservado para assistir ao filme “Ovelhas e Lobos”. A 19 segue-se “Uma Aventura no Jurássico”. As sessões são para maiores de seis anos e começam às 15h30.

No dia 12 é altura da família se preparar para assistir à peça de teatro musical “Alice no País das Maravilhas”. Depois do almoço não se atrase, começa às 15h30.

De 23 a 27 de março, o Festival T – Festival Internacional de Teatro de Albufeira está de regresso para a décima edição do certame, com uma mão cheia de excelentes atuações. Este ano, a cultura russa está em destaque, numa evocação à Revolução de 1917, assim como o Milagre de Fátima e o degredo no Algarve. A iniciativa é uma organização da c:t:c – Companhia de Teatro Contemporâneo, cofinanciada pelo programa 365 ALGARVE/Turismo de Portugal e pelo Município de Albufeira. Deixamos-lhe aqui o programa, tome nota na sua agenda: 23 (quinta-feira) – 21h30| Sessão de Abertura com homenagem ao ator Rui Cabrita pelo escritor e performer poético Luís Ene. Segue-se a apresentação da peça “O Sal de Marim” (c:t:c – M 16).

Dia 24 (sexta-feira) – 21h30| “O menino da Burra”, Prod. Independente – Luís Campião| M12.

No sábado, dia 25, há duas sessões: 18h00|”Como SERejas”, Performance poética evocativa do Centenário do Futurismo – Os Palavristas; 21h30| “A noite antes da Floresta” – Teatro Estúdio Fontenova| M16.

Dia 26 (domingo) – 11h00| “A Galinha dos ovos coloridos” – Fera Cultural| M3; 17h00 e 21h00| “As Três Irmãs” (Melhor Espetáculo e Melhor Atriz do Ano – TimeOut), UmColetivo| M12.

O Festival T encerra a 27 (segunda-feira) – Dia Mundial do Teatro. O programa tem início às 21h30 com a peça “O Milagre”, pela c:t:c – Companhia de Teatro Contemporâneo| M6 e conta com a participação especial do Coro de São Bruno – Oeiras. Como não podia deixar de ser, para além da representação, este dia vai ser também dedicado a falar sobre teatro com uma mensagem alusiva à data e atribuição dos Prémios Vicente de Teatro a atores e agentes locais.

Os bilhetes para os espetáculos custam 4€, exceto no Dia Mundial do Teatro em que as entradas são grátis e no espetáculo “A Galinha dos ovos coloridos”, gratuito a crianças até aos 12 anos.

A 30 de março, o Auditório recebe a XXVI Grande Gala Internacional do Acordeão, com um espetáculo a partir das 21h00 com Jérémy Lafon – França (Campeão do Mundo), Pietro Adragna – Itália (Campeão do Mundo), Jorge Alves, Rodrigo Maurício, Pedro Gonçalves e Francisco Saboia.

Os bilhetes para o Festival T e para a Gala de Acordeão podem ser adquiridos no CIAC e na Biblioteca Municipal Lídia Jorge (dias úteis das 9h00 às 16h00) e no Auditório Municipal de Albufeira, no dia do espetáculo das 19h30 às 21h15.

A programação do mês encerra dia 31 de março, pelas 21h30, com o 3º concerto GAJ que irá trazer até ao Auditório Municipal de Albufeira o cantautor português Filipe Pinto, vencedor da edição de 2009 do programa de talentos “Ídolos”. O algarvio Vítor Bacalhau Irá ficar responsável pela primeira parte do espetáculo.

A terem lugar desde o passado mês de janeiro, os Concertos GAJ já são uma referência e o reflexo de uma nova dinâmica implementada pela Autarquia no âmbito da política local de Juventude. São momentos musicais protagonizados por artistas bem conhecidos do panorama musical português mais ligados aos jovens que dão oportunidade às bandas locais de partilhar consigo o palco e os fãs em prol da música, da cultura e da Juventude.

O Ciclo de Concertos do GAJ prolonga-se até ao próximo mês de maio.

Os bilhetes custam € 10| Com cartão de Estudante de Albufeira - € 5 e podem ser adquiridos na Câmara Municipal (CIAC) e nas Piscinas Municipais (GAJ), nos dias úteis: 9h00 às 13h00| 14h00 às 16h30, e no Auditório Municipal, no dia do espetáculo, a partir das 19h30.

Mais informações: gaj@cm-albufeira.pt ou pelo 961 624 528.