JOSÉ CARLOS ROLO RECEBE MINISTRA PARA VISITA AO ALOJAMENTO DOS SEM-ABRIGO DE ALBUFEIRA

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social esteve ontem em Albufeira, para conhecer as instalações que Albufeira dispõe para os sem-abrigo do concelho. Trata-se, como já noticiado, de um “hostel” com capacidade para 43 pessoas e que está aberto desde o início deste mês. Ana Mendes Godinho reconheceu o trabalho da Autarquia em torno desta matéria, mas José Carlos Rolo salienta que “a resposta cabal será quando assegurarmos a integração social destes cidadãos”.

Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social esteve ontem em Albufeira, numa vista ao alojamento que o Município de Albufeira possui para os sem-abrigo do concelho, atualmente alojados num “hostel” situado nos Brejos, com capacidade para 43 pessoas. A Ministra fez-se acompanhar pelo gestor da Estratégia Nacional de Integração dos Sem-Abrigo, Henrique Joaquim. Estes responsáveis foram recebidos, por parte da Autarquia, pelo Presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, pela Vice Presidente  e Vereadora da Ação Social, Ana Pífaro e pela Vereadora responsável pela Proteção Civil, Cláudia Guedelha.

A Ministra congratulou a Autarquia pela solução apresentada nesta fase da pandemia, tendo José Carlos Rolo expressado a sua preocupação sobre esta matéria, mas também todo o trabalho que o Município tem feito em torno do problema. Note-se que na agenda da política atual, está a realização de um Plano de Integração de Pessoas Sem-abrigo. Por parte do CASA de Albufeira, os responsáveis afirmam acreditar que “este foi o primeiro passo de uma grande caminhada”.

O Presidente da Câmara Municipal ficou satisfeito com esta visita, na medida “em que reconhecem o valor de um trabalho que está a ser feito de modo estruturado e pensado, para bem de todos, especialmente daqueles a quem o infortúnio entrou nas suas vidas de modo muito cruel.”  O Autarca não deixou de frisar o trabalho de todos aqueles que têm trabalhado para o sucesso deste projeto de alojamento, alimentação, saúde e acompanhamento dos sem-abrigo, “assim como todos aqueles que de modo anónimo muito têm contribuindo para um futuro melhor destes cidadãos. A todos os que se têm envolvido, o nosso grato reconhecimento.”

“Porém, a minha satisfação ficará completa”, continuou o autarca, “quando vir estas pessoas que aqui estão neste alojamento a terem a vida digna que todos merecem. Vou ficar tranquilo apenas, quando estas pessoas tiverem as suas casas, o seu trabalho, a sua harmonia e a saúde de volta. Até lá, continua a ser um preocupação minha, sobre a qual não descansarei até devolver a dignidade e o bem-estar a quem mais precisa. E aí, sim, dentro das nossas possibilidades, quando assegurarmos a integração social destes cidadãos é que ficará dada uma resposta cabal”.