GIP - Gabinete de Inserção Profissional

Versão de impressãoVersão PDF

Agora também nas instalações das juntas de freguesia do concelho.
Para mais informações consulte os dias e horários de atendimento.

Conceito

A especial relevância que assumem as estruturas locais de apoio ao emprego, promovidas por entidades públicas e privadas, no desenvolvimento de atividades de apoio a desempregados, o fato do concelho de Albufeira ser um dos concelhos a nível nacional mais afetado pelo desemprego, com maior incidência de desemprego de longa duração, originou que o Município de Albufeira, elaborasse uma candidatura junto do Instituto do Emprego e Formação Profissional – Centro de Emprego de Loulé para a criação de um GIP para que se agisse de forma proativa no sentido de contrariar a elevada taxa de desemprego que afecta a população concelhia, com particular relevo a nível das camadas mais jovens da população.

Pretende-se assim, com o auxílio das entidades empregadoras locais, delinear-se estratégias e sinergias que possibilitem a inserção profissional da população em situação de desemprego.

Objetivo

Em estreita articulação com o Centro de Emprego de Loulé, o objetivo fundamental deste Gabinete de Inserção Profissional será apoiar jovens e adultos desempregados do Concelho de Albufeira, através de um serviço de proximidade personalizado na área do emprego e qualificação profissional que auxilie na definição dos percursos de inserção ou reinserção no Mercado de Trabalho.

Destinatários

Candidatos à Procura de Emprego:

• Jovens à procura do primeiro emprego;
  • Candidatos desempregados à procura de novo emprego;
  • Candidatos empregados à procura de outro emprego;
  • Candidatos a Formação Profissional.

Candidatos à criação do seu próprio emprego

Entidades empregadoras

Valências

Candidatos à procura de emprego / Criação do próprio emprego:

• Apoio na procura ativa de emprego;
  • Divulgação de ofertas de emprego e atividades de colocação;
  • Informação profissional para jovens e adultos desempregados;
  • Encaminhamento para ofertas de qualificação;
  • Motivação e apoio à participação em ocupações temporárias ou atividades em regime de voluntariado que facilitem a inserção no mercado de trabalho;
  • Divulgação e encaminhamento para medidas de apoio ao emprego, qualificação e empreendedorismo;
  • Divulgação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional no espaço europeu;
  • Captação de ofertas de entidades empregadoras e divulgação das medidas de apoio ao emprego;
  • Apoio no processo de procura de emprego:  elaboração de Curriculum Vitae; cartas de apresentação, respostas a anúncios e candidaturas espontâneas e técnicas de entrevista.
  • Sessões de Informação sobre as medidas de apoio ao emprego, de qualificação profissional, de reconhecimento, validação e certificação de competências e de empreendedorismo.

Entidades empregadoras

No caso de necessidade de recrutamento de funcionários ou colaboradores, o GIP do Gabinete da Juventude, poderá auxiliar na procura de candidatos com o perfil e experiência desejada de forma a colmatar as necessidades de recursos humanos detetadas.

Ao contactar o GIP do Gabinete da Juventude, integrado na Divisão de Ação Social, Saúde e Juventude do Município de Albufeira, poderá obter localmente o apoio que necessita, quer através da divulgação dessa oferta de trabalho junto não só da população concelhia, mas também através da base de dados de desempregados inscritos no Centro de Emprego de Loulé.

Estaremos à inteira disposição para colaborar, pelo que estaremos ao dispor para dar a conhecer todos os Programas e Medidas Nacionais de incentivo à integração e criação de novos postos de trabalho.

Juntas de Freguesia, das 9:30h às 12:30h:

• Paderne: 2.ª Feira (1.ª e 3ª de cada mês)
  • Ferreiras: 3.ª Feira (2.ª e 4ª de cada mês)
  • Guia: 5.ª Feira (2.ª e 4.ª de cada mês)
  • Olhos d'Água: 5.ª Feira (1.ª e 3.ª de cada mês)

Instalações GIP nos Paços do Concelho, das 14:00h às 16:30h: 2.ª Feira, 3.ª Feira, e 5.ª Feira

Nas 4.ª Feiras e 6.ª Feiras o técnico desempenha funções no balcão de atendimento do Centro de Emprego de Albufeira.

Localização e Contatos

O GIP - Gabinete de Inserção Profissional funciona nas antigas instalações da Divisão dos Assuntos Sociais.

Morada:

Município de Albufeira