GALERIAS DE ARTE DO MUNICÍPIO REABREM COM EXPOSIÇÕES DE PINTURA E NOVAS REGRAS

Em junho, reabrem as galerias de arte do Município de Albufeira. Kateryna Ilchuk é a autora da exposição de pintura marcada para de 1 a 26 de Junho na Galeria João Bailote, intitulada “Paisagens Urbanas”, ao passo que Manuel Rodrigues Ribeiro assina a exposição “Ousadias IV – Nas rotas do Surrealismo”, na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, de 1 a 29 de junho. Uma e outra podem ser visitadas ao longo da semana, entre as 09h30 e as 17h30 (com intervalo de almoço entre as 12h30 e as 13h00) e para o efeito o visitante deverá usar máscara e atender a outras regras.

Junho vai fazer reabrir as portas das galerias municipais de arte de Albufeira, como novos horários e novas regras de frequência.

A Galeria Municipal João Bailote acolhe de 1 a 26 de junho uma exposição de Kateryna Ilchuk, intitulada “Paisagens Urbanas”. Natural da Ucrânia, Kateryna Ilchuk chegou a Portugal para fazer um curso de mestrado em economia de turismo, continuando até agora a viver em Portugal. Além do trabalho na área da investigação científica também pinta em acrílico, óleo e aquarela, sob a estética realista. Acredita que as pinturas são capazes de transmitir emoções positivas e dar energia vital. O determinismo para as cores contrastantes e a atenção aos detalhes que formam o seu estilo de arte original.

Kateryna é apaixonada por arte desde a infância, mas teve a sua primeira exposição apenas quando veio para Portugal. Desde então, tem participado em diversas exposições individuais e coletivas. Alguns dos seus trabalhos estão em coleções particulares, não só em Portugal, como no Reino Unido, Canadá, Alemanha, Bélgica e Holanda.

Nesta exposição é possível observar uma coleção original, que presta homenagem ao património arquitetónico de Portugal e do Algarve, em particular.

Já na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, é possível apreciar a exposição de pintura de Manuel Rodrigues Ribeiro, a pastel seco e a aguarela, que tem por título “Ousadias IV – Nas rotas do Surrealismo”. Esta exposição pode ser vista de 1 a 29 de junho e nela é possível apreciar o resultado de experiências do autor, “tanto na área da ciência, como na área das artes”, conjugadas na tela e evidenciando do percurso do pintor a “renovação de todos os valores, não só estéticos, mas também os da ciência, os da filosofia e os da própria moral”, conforme se lê no catálogo. Conhecido como Ribeiro, o artista revela que esta exposição corresponde ao momento de exploração de mais algumas das suas sensibilidades artísticas, “que embora educadas no clássico, cedo se libertaram deste básico formalismo e foram até ao inesgotável mundo do Surrealismo, onde os sonhos e a realidade se fundem numa realidade absoluta”

Ambas as exposições podem ser visitadas de segunda a sexta feira (menos aos feriados), entre as 09h30 e as 12h30 e entre as 13h30 e as 17h30.

Atendendo às medidas de proteção devido à Covid-19, foram entretanto estipuladas novas regras de frequência das Galerias Municipais de Albufeira, nomeadamente: aguardar pela entrada, mediante indicação do funcionário da galeria, usar máscara própria e higienizar as mãos à entrada e respeitar o distanciamento social de dois metros, na medida em que só é permitida a permanência de duas pessoas em simultâneo, no máximo, durante 30 minutos.