Gabinete de Apoio à Família

Versão de impressãoVersão PDF

Apresentação

O Gabinete da Família de Albufeira (GAF), surge no ano de 2009, com o intuito de responder às frequentes e diversificadas solicitações, das famílias e instituições, com que o Gabinete da Ação Social sempre se deparou. Solicitações essas, que exigiam uma resposta que ia para além da intervenção convencional de índole assistencialista. Tendo então sido criado um conjunto de valências capazes de ir ao encontro das necessidades das famílias do nosso concelho e que se pretendiam fomentadoras de processos de mudança efetiva, sendo para tal necessário uma equipa multidisciplinar e estável.

Consequentemente, este Gabinete tem como objetivo geral promover a integração e a qualidade de vida das famílias, sobretudo no que diz respeito ao seu bem-estar psicossocial.

Assim, o GAF tem um papel interventivo ao nível das problemáticas/desafios familiares, auxiliando os agregados a criarem o seu projeto de vida, colaborando com estes na prossecução das suas responsabilidades e ajudando-os a encontrar respostas adequadas para os seus desafios.

Áreas de Atuação

  • Intervenção Social: A Intervenção Social levada a cabo pelo Gabinete da Família, tem como premissa contribuir para o investimento na qualidade de vida dos munícipes. A preocupação com o bem-estar de quem mais necessita, leva este Gabinete a mobilizar esforços para oferecer respostas aos mais diversos desafios sociais. Pretende-se um contributo forte para a inclusão social, a igualdade nos mais diversos direitos e deveres e, em simultâneo, ajudar a traçar um caminho para a promoção do desenvolvimento pessoal de forma a destacar um tecido social mais forte e confiante.
  • Intervenção Psicológica: Este Gabinete presta um serviço de acompanhamento psicológico (counselling) que se traduz num conjunto de sessões, de frequência variável, pensadas em função do indivíduo e da sua problemática. A Consulta de Psicologia Clínica visa a realização de uma avaliação das dificuldades vivenciadas pelo indivíduo, do seu enquadramento sociofamiliar, e a definição de um plano de intervenção ajustado à realidade de cada um.
  • Cursos de Orientação Parental: Pretende-se implementar um conjunto de atividades educativas e de suporte que ajudem os Pais/Encarregados de Educação a compreenderem as suas próprias necessidades sociais, emocionais, psicológicas e físicas e as dos seus Filhos/Educandos, aumentando a qualidade das relações entre eles. Um curso que, na sua essência, procura fomentar as competências para a parentalidade positiva e a equidade nas responsabilidades parentais.
  • Workshops Temáticos para Pais e Filhos: Ajudar os pais na compreensão dos seus filhos e discutir com estes a melhor forma de ultrapassar determinadas dificuldades é um dos principais objetivos deste projeto que reúne finalmente pais e filhos em Workshops temáticos. Para tal, procura-se criar um espaço de partilha e entreajuda na procura de alternativas adaptativas para lidar com os desafios inerentes às relações entre pais e filhos, favorecendo-se assim a reflexão e mudança de atitudes e comportamentos.
  • Programa de Competências Psicossociais: O défice ao nível das competências básicas impede e condiciona o acesso do individuo e famílias a determinadas ações, tais como: um percurso normal de vida, regular dinâmica familiar, o normal percurso escolar e o acesso ao mercado de trabalho. Pretende-se com este Programa proporcionar aos indivíduos e famílias, uma intervenção específica, no sentido do desenvolver as respetivas competências e a promoção da sua autonomia.
  • Seminários/Jornadas: Pretende-se com esta iniciativa promover a consciencialização, bem como, melhorar a compreensão da comunidade, sobre variadas temáticas no âmbito da Família.
  • Equipa de Trabalho Social Integrado: A metodologia de trabalho assenta no modelo de Intervenção Sistémica, em que a equipa multidisciplinar tenta promover a mudança de uma forma integradora e circular, onde é envolvida toda a componente holística ou seja, ao nível socioeconómico, psicológico, cultural, familiar e interpessoal.

 

Localização e Contatos

Localização:
Rua dos Bombeiros Voluntários, Bloco A - Lote 1, r/c esq
8200-100 Albufeira

Telefone: 289 599 657

Horário:  2ª a 6ª feira das 9h00 às 17h00

Endereços de Email:
anabela.santos@cm-albufeira
lenia.goncalves@cm-albufeira.pt
alexandre.correia@cm-albufeira.pt
pedro.viegas@cm-albufeira.pt
ana.gama@cm-albufeira.pt

 

Mapa de Localização: