CIAC/GAM

CIAC/GAM

CIAC - Centro de Informação Autárquico ao Consumidor

O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) abriu as portas em Dezembro de 1996 e resulta de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal e o Instituto do Consumidor.

Quem Somos?

O CIAC é um serviço especializado, colocado ao dispor dos consumidores e que tem como finalidade ajudar na defesa dos seus interesses.
Este serviço tem âmbito concelhio, está situado no rés-do-chão do Edifício dos Paços do Concelho e funciona de Segunda a Sexta das 9h00 às 16h00.

Pode-nos contactar através:

Para descarregar o formulário clique na ligação no final da página

Que Fazemos?

A sua área de actuação prende-se com a recepção e o encaminhamento de sugestões e reclamações dos consumidores para as entidades competentes, presta informações sobre questões relativas a bens e serviços de consumo, promove acções de sensibilização e difusão de informação útil através da comunicação social.A competência do CIAC assenta, na tentativa de resolução extrajudicial de conflitos de consumo. A sua intervenção não suspende o decurso de quaisquer prazos de prescrição ou caducidade de direitos, nem prazos judiciais.

Consumidores, Quem São?

De acordo com a lei de Defesa do Consumidor (Lei n.º24/96 de 31/07) "São consumidores todos os particulares a quem sejam fornecidos bens, prestados serviços ou transmitidos quaisquer direitos, destinados a uso particular, por pessoa que exerça com carácter profissional uma actividade económica que vise a obtenção de benefícios".

O consumidor tem direito à:

  • Qualidade de bens e serviços;
  • Protecção da saúde e segurança física;
  • Formação e educação para o consumo;
  • Informação para o consumo;
  • Protecção dos interesses económicos;
  • Prevenção e reparação de danos patrimoniais e não patrimoniais;
  • Protecção jurídica;
  • Participação por via representativa, na definição legal dos seus direitos e interesses.

"Lei N.º 24/96, de 31 de Julho"
"Dec-Lei N.º 67/2003, de 08 de Abril"

GAM - Gabinete de Apoio ao Munícipe

Quem Somos?

O GAM é um serviço da Câmara, colocado ao dispor do munícipe que presta um atendimento personalizado para apoio e informação ao cidadão sobre todas as questões relacionadas com os serviços prestados pela Autarquia. Está situado no rés-do-chão do Edifício dos Paços do Concelho e funciona de Segunda a Sexta-feira das 9h às 16h.

Pode-nos contactar através:

Para descarregar o formulário clique na ligação no final da página

Que Fazemos?

O GAM recebe reclamações, alertas, sugestões e requerimentos através de formulário próprio sobre assuntos relacionados com a Câmara Municipal. Presta esclarecimentos sobre vários assuntos do Município, encaminha os munícipes para os respectivos serviços e ajuda no preenchimento dos formulários ou requerimentos da Câmara Municipal.
 

Formulários/Documentos Associados: 

Informações ao Consumidor

Aviso de campanha de recolha: Baby Seat 100 BCLIP, da marca ELOPS (B’TWIN)

A “DECATHLON Portugal” deu conhecimento de uma campanha de recolha relativa ao produto Baby Seat 100 BCLIP, da marca ELOPS (pertencente à marca B’TWIN), Referência: 2538309, vendido entre 01/10/2018 e 20/11/2019, devido a “(…) um potencial risco de utilização: o ponto de fixação da fivela da cadeira de bebé pode partir-se.”

Ação de recolha de produto: garrafa termo TROLIGTVIS

O representante da marca IKEA, em Portugal, deu conhecimento da ação de recolha da garrafa termo TROLIGTVIS, comercializada em cor de rosa, bege ou azul, porque o produto “(…) contém vestígios de um elemento químico (dibutilftalato) acima dos valores recomendados.”

O referido representante indicou, ainda, que toda a informação sobre a identificação e devolução deste produto (e respetivo reembolso) se encontra disponibilizada no seguinte sítio de Internet.

ERSE tem novo site

Já se encontra disponível o novo site institucional da ERSE, com conteúdos mais simplificados e novas funcionalidades. O novo site da ERSE procura tornar a informação sobre a regulação do setor energético mais acessível a todos os intervenientes no setor energético, através da inserção de novos conteúdos e da reorganização e simplificação dos existentes, contribuindo para uma comunicação mais clara, transparente, rigorosa e próxima dos consumidores. A área dedicada aos consumidores de energia foi concebida e desenhada para aumentar a sua acessibilidade e usabilidade.

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