CERIMÓNIA DE ABERTURA DO CAMPEONATO MUNDIAL DE SURFCASTING

Os melhores dos melhores em pesca desportiva encontram-se em Albufeira, no âmbito do II ‘Campeonato Mundial Sufcasting – Masters’. Este campeonato arrancou no passado sábado, dia 10, com um desfile desde os Paços do Concelho até ao Pau da Bandeira, onde se apresentaram as 7 equipas participantes, de Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Brasil, Irlanda e África do Sul.O Campeonato decorre até ao dia 16 nas Praias da Falésia, Rocha-baixinha e Salgados. “A aposta na promoção desportiva, visa também promover as nossas potencialidades naturais para a prática de diversas modalidades; neste caso, este Campeonato aproveita a excelência da nossa costa para a prática desta modalidade tão ancestral e tão bem conhecida dos albufeirenses”, refere o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo,

O Campeonato Mundial Surfcasting arrancou no dia 10 e vai prolongar-se até dia 16 em Albufeira, numa organização da ‘Confédération internationale de la pêche sportive’ e da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva, com o apoio do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, ARPDA – Associação Regional de Pesca Desportiva do Algarve e Câmara Municipal de Albufeira.

No dia da abertura estiveram presentes os representantes de todas as organizações e o desfile foi motivo de alegria para todos, quer participantes, quer o público que acompanhou o desfile, ao som dos ritmos tradicionais do Rancho Folclórico de Olhos d'Água.

No Pau da Bandeira, com o mar de funfdo, apresentaram-se as equipas concorrentes, ao som dos hinos dos seus países e acompanhados da respetiva bandeira nacional. Esta II edição do ‘Campeonato Mundial Surfcasting – Masters | Pesca Desportiva de Mar - Albufeira 2018’ junta cerca de uma centena dos melhores pescadores do mundo e decorre nas nas Praias da Falésia, Rocha-baixinha e Salgados. Das espécies existentes na costa, constam tainha, peixe-agulha, linguado, pregado, peixe-aranha, cavala, sargo, dourada, baila, carapau, salmonete e salema.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, “a aposta na promoção desportiva, visa também promover as nossas potencialidades naturais para a prática de diversas modalidades; neste caso, este Campeonato aproveita a excelência da nossa costa para a prática desta modalidade tão ancestral e tão bem conhecida dos albufeirenses”. Recorde-se que em 2017, Albufeira acolheu igualmente o Campeonato do Mundo “Big Game Trolling”, de pesca desportiva.

A final, com entrega de Prémios, vai ter lugar no dia 16, no Salão Nobre da Município de Albufeira.

O surfcasting tem como objetivo a pesca em praia em situações de mar revolto. Assim, esta modalidade necessita de praias recortadas caracterizadas por uma grande inconstância do seu perfil e grande frequência de mar batido. Segundo os participantes, “é nestas condições que alguns dos peixes procuram alimento. Com uma boa ondulação, as águas são bem oxigenadas e o fundo da praia é revolvida o suficiente para pôr os peixes a procurar comida”. Para este tipo de pesca não basta ter uma boa técnica e bom material, embora sejam indispensáveis; é bem mais importante a prática, a observação do mar e a acumulação de experiências.