CELEBRAÇÕES DA PÁSCOA EM ALBUFEIRA

Eis chegado o momento que constitui o centro de todo o Ano Litúrgico e que lembra a todos os fiéis que a história da cristandade nasce precisamente na Páscoa. Por todo o concelho de Albufeira, se celebra este período cujo culminar é o da Ressurreição de Cristo.

A Paróquia de Albufeira tem já tudo a postos para dar início às celebrações da Páscoa.

É já a partir de amanhã que terá lugar, às 21h00, a Via Sacra, com início na Câmara Municipal e término na Igreja Matriz. No sábado do próximo fim-de-semana, dia 24, a Matriz acolhe às 21h00 o Concerto Orante de Claudine Pinheiro, uma voz bem conhecida dos cristãos portugueses que, acompanhada à guitarra, promete proporcionar momentos de interiorização e oração. O domingo, dia 25, é dia para a tradicional Bênção dos Ramos e respectiva Procissão, a ter lugar às 10h00 na Igreja de Santa Ana. Às 11h00, a Matriz acolhe a Missa dos Ramos e à tarde, às 16h00, há novamente Bênção e Procissão dos Ramos, seguida de Eucaristia.

Na Quinta-feira Santa, dia 29 de março, a Missa Vespertina da Ceia do Senhor terá lugar na Matriz às 18h30 e a Adoração do Santíssimo decorrerá no mesmo local entre as 20h00 e as 23h30. Enquanto isso, às 22h00 terá início a Procissão dos Painéis da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, a partir da Capela da Misericórdia. Os painéis desta Santa Casa representam as Cenas da Paixão de Cristo e, muito provavelmente, são originários do século XVII. Mantendo-se a sua tradição, a população de Albufeira manifesta a sua fé, sendo esta uma das mais importantes procissões na região. É da Capela da quinhentista que sai o cortejo, pelas 21:30. O préstito passa pela igreja de Santa Ana e termina na Igreja Matriz, onde terá lugar a adoração do Santíssimo Sacramento. O cortejo segue à luz das velas, dos archotes e das candeias, com a iluminação pública desligada, e é acompanhado pelo som da matraca e pelo ritmo dos tambores.

No dia seguinte, Sexta-feira Santa, há Oração de Laudes na Matriz às 10h00 e às 16h00 inicia-se, no mesmo templo, a Celebração da Paixão do Senhor, ao que se seguirá a tradicional Procissão do Enterro do Senhor.O sábado é para a Oração de Laudes às 10h00 e para a Celebração da Vigília Pascal, às 22h00, ambas na Matriz. No Domingo da Ressurreição do Senhor as celebrações terão lugar na Matriz às 09h30, às 11h00 e às 16h00 na Igreja de Olhos d’Água, no Centro Paroquial de Nossa Senhora de Fátima.

Na vizinha Paróquia da Guia, haverá Missa de Sexta-feira Santa às 17h30 na Igreja Paroquial e no Domingo de Ressurreição a respectiva celebração está marcada para as 10h30.

Na Paróquia de Ferreiras, está marcada para a Igreja de São José, no dia 18, às 16h00, a Missa do Senhor Jesus dos Passos e no fim de semana seguinte, no domingo, 25, a Bênção de Ramos seguida de Missa, ás 15h30. A Via Sacra é no dia seguinte às 21h00 e Missa de Cerimónia de lava Pés está marcada para o dia 29 às 21h30. No dia seguinte é feita a Adoração da Cruz a partir das 18h00 e no sábado de Paixão haverá Laudes e Ritos Preparatórios às 10h00, sendo que a partir das 22h00 realiza-se a Vigília Pascal. A Missa em Dia de Páscoa é às 16h00.

Já em Paderne, a Missa e Procissão dos Senhor dos Santos Passos é às 17h30 do próximo domingo, dia 18 e no domingo, dia 25, a Bênção dos Ramos e respectiva Missa está marcada para as 9h30. Na Sexta-feira Santa a Cerimónia de Lava Pés será às 18h30, como Missa e no sábado a Adoração da Cruz começa às 21h00, ao que se seguirá a Procissão do Enterro. No domingo de Páscoa, a Missa e Procissão da Ressurreição será às 10h00.

Bons motivos para cumprir a fé ou assistir a uma das maiores tradições da identidade portuguesa.

Fotografias: Via Sacra em 2017