Cantinas Escolares

O serviço de refeições escolares visa assegurar uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades da população escolar, satisfazendo as carências alimentares básicas e representando um contributo para a melhoria na capacidade de aprendizagem.

É preocupação da autarquia de Albufeira que o almoço servido nos nossos Jardins de infância e Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico constitua uma refeição equilibrada, completa e variada.

Para que os hábitos alimentares saudáveis sejam adquiridos e praticados pelas nossas crianças é indispensável a cooperação entre toda a comunidade escolar.

É nesta perspetiva que são disponibilizadas as ementas escolares, facilitando o acesso à informação relativa à composição da refeição servida na escola e permitindo que os pais em casa possam complementar corretamente a alimentação das crianças.

Poderão ser solicitadas ementas alternativas, quando devidamente justificadas, por prescrição clínica em caso de intolerância/ alergia alimentar, por motivos religiosos ou por preferência de refeição vegetariana. Em qualquer uma das situações a solicitação deverá ser efetuada por escrito para o seguinte email: ana.filipe@cm-albufeira.pt.

Albufeira tem todos os estabelecimentos de ensino de educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho cobertos pelo serviço de refeições. Diariamente são servidas cerca de 3 mil refeições nos 17 refeitórios que se encontram sob responsabilidade da autarquia.

De acordo com as características especificas dos refeitórios escolares, existem duas tipologias de distribuição das refeições, a transportada a partir de outras unidades e a local.

No sistema de refeições transportadas incluem-se os refeitórios do JI de Vale Serves, EB1/JI de Vale Pedras, JI de Vale Carro e EB1 das Sesmarias que recebem as refeições confecionadas a partir das cantinas de JI de Ferreiras, EB1 de Caliços, EB1 dos Brejos e JI de Vale Rabelho, respetivamente.

Dos 17 refeitórios de gestão municipal, atualmente 7 estão concessionados a uma empresa de restauração coletiva, são eles, EB1/JI da Correeira, EB1 de Vale Carro, EB1/JI de Olhos d’Água, EB1,2,3 da Guia e JI de Ferreiras que funcionam sob o sistema de confeção local, e os JI da Guia e JI de Vale Serves que funcionam com o sistema de refeições transportadas a partir das cantinas da EB1,2,3 da Guia e JI de Ferreiras, respetivamente. 

O acesso às cantinas e refeitórios escolares dos estabelecimentos de ensino do Município de Albufeira, pelos alunos do pré-escolar e 1º ciclo, para consumo das refeições é gratuito desde o dia 2 de janeiro de 2019.

No caso dos alunos que possuam crédito referente a carregamentos anteriores a esta data, poderá ser solicitada a sua devolução junto dos serviços da DE – instalações do Páteo (Edifício A, 1.º andar).

Por sua vez os alunos que possuam refeições por liquidar, referentes a consumos até ao dia 28 de dezembro de 2018, deverão regularizar a situação, logo que possível, junto do seguinte local:


Local
 
Horário
Divisão de Educação – Instalações do Páteo  (Edifício A, 1.º andar)
9h às 16h
 


A partir do dia 1 de março, o pagamento das refeições escolares que se encontram por liquidar e que foram consumidas pelos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo até à data de 28 de dezembro, passará a ser efetuado apenas na Divisão de Educação – Instalações do Páteo, deixando de ser efetuado no Serviço de Atendimento ao Munícipe – CMA . Os alunos do 2.º e 3.º ciclo da Guia poderão continuar a efetuar o pagamento na Junta de Freguesia da Guia. Os adultos (professores e funcionários) poderão efetuar o pagamento num destes dois locais

Consulte aqui as ementas escolares , ou utilize a documentação anexa.