CAMPEÕES EUROPEUS VOLTARAM A CORRER NA PISTA DAS AÇOTEIAS

A pista das Açoteias encheu-se de público no passado domingo, 5 de fevereiro, para assistir a mais uma edição do famoso Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor. A prova voltou a animar o concelho de Albufeira com a presença de cerca de 1200 atletas a correrem nos vários escalões, numa manhã de sol onde também foi disputada a 54.ª Taça dos Campeões Europeu de Corta Mato. Rosa Mota e Carlos Lopes fizeram questão de marcar presença e recordar os seus feitos nesta mítica prova.

No passado domingo, a Pista Internacional de Crosse das Açoteias voltou a ganhar vida e encheu-se de cor com a disputa do 40.º Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor e da 54ª Taça dos Clubes Campeões Europeus.

A manhã começou com o 15.º Corta Mato das Areias de São João, uma prova regional que todos os anos antecede o Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor. Mais de meio milhar de atletas de todas as idades, incluindo os escalões de formação, competiram nesta prova, integrada no Campeonato Regional de Corta Mato Curto no escalão de absolutos.

Na competição europeia, o destaque foi para a exibição do Sporting C.P., que alcançou o segundo lugar em seniores masculinos, quer na classificação individual quer por equipas. Rabah Aboud, atleta leonino, cortou a meta em segundo lugar com o tempo de 30 minutos e 13 segundos. O vencedor foi o italiano Yamaneberham Crippa, que concluiu o percurso em 30 minutos e 4 segundos. A equipa de Alvalade também se sagrou vice-campeã com 45 pontos contra os 37 do clube turco Istanbul BBSK. Recorde-se que o Sporting não atingia um lugar no pódio nesta competição desde 1998, ano em que também recebeu o título de vice-campeão por equipas.

Em seniores femininos, a liderança pertenceu à Turquia com Irene Cheptai a terminar a prova em 20 minutos e 28 segundos, e a equipa turca Uskudar Baelediye SK a ganhar o título de campeã europeia por equipas.

Nos escalões de Juniores, o S.L. Benfica conseguiu um sexto lugar em masculinos por equipas, com 109 pontos contra os 33 pontos da equipa espanhola vencedora Playas de Castellon. A equipa feminina da União Desportiva da Várzea alcançou um décimo lugar somando 161 pontos, deixando as turcas de Bursa Büyüksehir Belediye SK no primeiro lugar da tabela com 31 pontos.

Esta foi a décima vez que a Pista das Açoteias foi palco da Taça dos Clubes Europeus de Corta Mato (1984, 1985, 1986, 1989, 1990, 1993, 1995, 2008, 2014, 2017), e foi também o local escolhido para a realização do Campeonato da Europa de Corta Mato SPAR 2010, onde Portugal teve a sua melhor prestação de sempre, ao obter sete medalhas. Jéssica Augusto tornou-se na primeira portuguesa a arrecadar o ouro a título individual. Também Dulce Félix conseguiu o terceiro lugar no pódio, assim como os atletas masculinos Youssef El Kalai e Rui Pinto. Foram ainda conquistadas três medalhas coletivas - ouro para as seniores femininas e prata nos seniores masculinos e juniores masculinos.

A entregar os troféus da 54.ª Taça dos Clubes Campeões Europeus e da 40.ª edição do Crosse das Amendoeiras em Flor esteve o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, que se mostrou orgulhoso por acolher no seu concelho esta importante competição europeia e a mítica prova das sapatilhas douradas: “Albufeira é um destino com excelentes condições para a prática desportiva, nomeadamente do atletismo que é uma modalidade enraizada no nosso país e região, e isso reflete-se na escolha do concelho para o acolhimento de importantes eventos como estes, que fazem parte do calendário do atletismo”, destacou Carlos Silva e Sousa.

O Crosse das Amendoeiras em Flor é uma prova organizada pela Associação de Atletismo do Algarve e conta com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira, Região de Turismo do Algarve e IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, cujos representantes marcaram presença no evento. O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge António de Campos Vieira, e o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, também fizeram questão de assistir à prova e aplaudir de perto os atletas.

E nas bancadas encontrámos também Carlos Lopes e Rosa Mota, ambos vencedores da primeira edição do Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor. “Sinto-me orgulhosa por poder dizer que corri várias vezes este Crosse, considerado um dos melhores da Europa, e por saber que faço parte desta família”, confessou a ex-atleta olímpica, que continua a acompanhar a prova, tal como Carlos Lopes para quem “o Crosse das Amendoeiras em Flor tem um significado especial pelas suas belas paisagens, pelo seu carisma e por ter mostrado ao mundo que aqui temos bons atletas e condições para a prática de atletismo”.

Na parte da tarde disputou-se o 28.º Corta Mato do Desporto Adaptado, que contou com a participação de uma centena de atletas, numa prova que todos os anos integra o calendário do Crosse das Amendoeiras em Flor, com o objetivo de promover a inclusão social por via do desporto.

A prova foi transmitida em direto pel’A Bola TV, tendo chegado a milhares de pessoas por todo o mundo. “A imagem é fundamental para dar a conhecer o Crosse. Desde 1977 a 2001, a competição teve sempre transmissão direta e agora voltou a fazer parte da vida de muitos portugueses que não têm a oportunidade de se deslocarem às Açoteias”, destacou Artur Lara Ramos, ex- presidente da Associação de Atletismo do Algarve e considerado o “mentor” do Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor.

Na próxima sexta-feira, 10 de fevereiro, a partir das 10h00, cerca de 1200 estudantes de todo o Algarve voltam a encher a Pista das Açoteias no Corta Mato Regional do Desporto Escolar. Nesta competição serão apurados os alunos e as escolas, dos escalões de iniciados e juvenis, de ambos os sexos, que irão representar a Direção Regional de Educação do Algarve no Corta Mato Nacional.