AUTARQUIA E APAL ACORDAM PARCERIA PARA PROMOÇÃO DO CONCELHO

O Município de Albufeira e a APAL – Agência de Promoção de Albufeira, firmaram um protocolo de colaboração no valor de 90 mil euros. As estratégias para o ano em curso passam pela aposta nos meios digitais para levar “Albufeira todo o ano”, a todo o mundo e voltar a captar mercados como o canadiano e o sueco.

A Câmara Municipal de Albufeira, enquanto sócia fundadora da APAL, voltou a celebrar pelo 14º ano consecutivo, um protocolo de colaboração anual com a Agência de Promoção de Albufeira, assegurando o cumprimento do seu Plano de Atividades para o presente ano.

O acordo prevê um conjunto de apoios a nível de recursos humanos, logísticos e financeiros. A este nível, a APAL contará com uma comparticipação de 90 mil euros destinada a valorizar a marca Albufeira através de diversas iniciativas junto dos mercados interno e externo, especialmente a partir de meios digitais.

Presidida por José Santos, o combate à sazonalidade continua a ser um dos grandes objectivos de acção desta Agência, referindo que “o cicloturismo, profissional ou de lazer, o pedestrianismo, o mergulho, a observação de aves, entre outras actividades permitirá que o concelho possa apresentar um maior leque de produtos complementares ao Sol, Praia e Mar e assim oferecer um maior número de motivações de visita a Albufeira”. Agora, há que divulgar todas estas potencialidades do território através dos meios digitais, na medida em que “dos cerca de 7 milhões de portugueses que utilizam a internet, 25% fazem compras online, 63% usam um smartphone e 79% estão diariamente online”.

A estratégia da APAL passa então pelo Marketing Online dirigido ao mercado do Reino Unido, Canadá e mercado interno, assim como na criação de novos canais de comunicação.

Segundo a APAL, “esta estratégia de investimento no marketing digital será também acompanhada pelo desenvolvimento de uma APP para Albufeira dirigida ao consumidor final, permitindo dar uma maior visibilidade localmente aos produtos turísticos, aos serviços e às empresas”.

Ao nível dos mercados a investir em 2018, a proposta recai num conjunto de acções direccionadas para o mercado do Reino Unido (1º mercado emissor para Albufeira), Mercado Nacional (2º mercado emissor), Francês (5º mercado emissor), Espanhol (6º mercado emissor) e ainda nos mercados que no passado já apresentaram uma procura significativa, como é o caso dos mercados Canadiano e Sueco, tendo aqui uma perspectiva de combate à sazonalidade, especialmente no mercado canadiano.

“O turismo é um sector da economia que exige uma atenção constante, os mercados são cada vez mais flutuantes e imprevisíveis e basta uma tempestade hoje numa parte do planeta para alterar tudo o que dele sabemos já amanhã; congratulo-me por ver o empenho dos nossos empresários e estamos com eles, naturalmente, no caminho de uma Albufeira sempre inovadora, de qualidade irrepreensível, a amiga de quem nos visita”, reforça o Presidente da Câmara Municipal, José Carlos Martins Rolo.

O plano de actividades da APAL apresenta ainda acções promocionais diversas, como a participação em diversas feiras de turismo (a mais recente foi a presença de Albufeira, neste mês, no Salon Mondial du Tourisme - Porte De Versailles, Paris) e a realização de workshops, idênticos aos que se realizaram há poucos dias no Reino Unido, nomeadamente em Liverpool e Manchester.

Conforme já noticiámos, os percursos pedestres de Albufeira (três em Paderne e o que liga à Via Algarviana) encontram-se já á distância de um “click”.