ATL's e Ludotecas

O que é um ATL?

O ATL é um espaço destinado a proporcionar atividades lúdico/ pedagógicas para que a criança tenha a possibilidade de criar, manifestar e desenvolver as suas potencialidades, contribuindo, deste modo, para o seu desenvolvimento harmonioso, global e integral.

Objetivos

  • Promover a integração e a socialização da criança, globalizando todas as expressões numa perspetiva sócio lúdico pedagógica;
  • Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania;
  • Fomentar o respeito pela pluralidade de culturas, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas.
  • Incentivar a interligação entre o ATL e a escola através da articulação na realização de trabalhos ao longo do ano letivo.

Inscrição em ATL

As inscrições para a frequência de ATL ao longo do ano letivo terão ano duas fases

1ª Fase - Renovação de inscrições (Link)

Destinada a alunos que tenham frequentado o mesmo ATL no ano transato, cujos horários de trabalho dos pais continue a representar necessidade de frequência do educando;

2ª Fase - Novas inscrições (Link)

Destinada a alunos que frequentem a escola de primeiro ciclo onde o ATL se encontra inserido e cujos horários de trabalho dos pais represente necessidade de frequência do educando.

3ª Fase – Inscrições para a interrupção do Natal (Link disponível em dezembro mediante vagas existentes);

4ª Fase – Inscrições para a interrupção do Carnaval (Link disponível em fevereiro mediante vagas existentes);

5ª Fase – Inscrições para a interrupção da Páscoa (Link disponível um mês antes da interrupção mediante vagas existentes);

Nota: Para as 3ª, 4ª e 5ª fase terão prioridade os alunos inscritos para o ano letivo.

As inscrições serão efetuadas online, não dispensando a consulta e aceitação das normas de funcionamento que poderão ser consultadas em anexo. (Link)

No ato de renovação deverão os interessados preencher a ficha de inscrição e anexar os respetivos comprovativos de horário de trabalho dos encarregados de educação.

Para novas inscrições deverão os interessados anexar os seguintes documentos:

  • Declaração da entidade patronal dos pais/encarregados de educação relativamente ao horário de trabalho dos mesmos com indicação dos períodos de férias (de acordo com minuta disponibilizada pelos serviços). Durante a primeira semana do mês de novembro é imprescindível que sejam entregues novas declarações de horário devidamente atualizadas. A falta deste documento pode conduzir à exclusão do aluno do ATL, ou pelo menos ficar impedido de o frequentar enquanto a situação não for regularizada;
  • No caso de doença, maternidade e/ou desemprego será solicitado o documento comprovativo da situação em causa (proveniente da Segurança Social e/ou do Centro de Emprego);
  • Cópia autenticada do teor da decisão homologatória e/ou sentença relativa às responsabilidades parentais do menor, quando existente;
  • No caso da inexistência do documento referido anteriormente será preenchido um compromisso de honra de acordo com minuta disponibilizada pelos serviços.

Nota: A falta de um dos documentos atrás mencionados impossibilita a inscrição no ATL, assim como a falsa prestação de veracidade dos dados solicitados.

Para qualquer esclarecimento poderá contactar através do nº 289 599 611/ 289 599 652, email: fernando.andre@cm-albufeira.pt / dulce.bernardo@cm-albufeira.pt ou através dos contactos dos respetivos ATL`s.

Nota: Após o término das presentes datas será possível a inscrição sendo que a mesma será objeto de análise e a comunicação de admissão ou não será informada aos encarregados de educação posteriormente.

 

O que é uma Ludoteca?

As Ludotecas são instituições recreativas e culturais, especialmente pensadas para as crianças e jovens, tendo como primeira função o desenvolvimento da personalidade da criança, através do jogo e do brinquedo.

É um local de convívio e de animação sociocultural onde as crianças têm acesso fácil a brinquedos que podem dar prazer e ajudar o seu desenvolvimento físico, mental e social e onde os Pais e Educadores podem ser orientados quanto à escolha de brinquedos e quanto à sua relação com as crianças.

Favorecendo e estimulando o jogo infantil, oferecem às crianças tanto os elementos materiais necessários – brinquedos, material lúdico, espaços de jogo – como as orientações, ajudas e companhia que requerem para o jogo.

É importante não confundir uma Ludoteca com um lugar onde se guardam as crianças. A função da Ludoteca é facultar os brinquedos e ensinar as maneiras de jogar, se necessário, mas a criança deve ir à Ludoteca livremente e pelo prazer de poder jogar, procurar brinquedos ou encontrar amigos para brincar.

Inscrições em Ludoteca:

As ludotecas são de frequência livre sendo que não carecem de inscrição, no entanto possuem capacidade limitada a 25 crianças por grupo.

Objetivos:

  • Garantir a todas as crianças o direito de brincar e de jogar;
  • Fazer reconhecer o papel pedagógico, educativo e sociocultural que a atividade lúdica desempenha na vida de cada indivíduo e de cada grupo;
  • Preservar a identidade, a conservação e a renovação do jogo e do brinquedo enquanto património cultural;
  • Evidenciar as relações entre a atividade lúdica e as atividades desenvolvidas no âmbito do ensino, da educação, da saúde e da vida cultural;
  • Promover a interdisciplinaridade e as abordagens globalizantes dos problemas relacionados com o desenvolvimento das crianças e dos jovens;
  • Incentivar a criação de espaços, tempos e materiais lúdicos, de interior, de exterior e de carácter interativo. 

Ludoteca de Brejos – contacto: 289 540 813

Ludoteca de Vale carro – contacto: 289 580 254