ATLETAS JOSÉ VIEIRA E FILIPE SANTOS TRAZEM MEDALHAS E ORGULHO PARA ALBUFEIRA

Na passada semana, os atletas do FC Ferreiras que participaram no Mundial DSISO Truro Canadá foram recebidos em abraços pelo Município de Albufeira. Trouxeram do Canadá medalhas e motivos de orgulho: José Vieira foi 2º nos 50 Bruços e 3º na estafeta 4X50 Estilos. Já Filipe Santos foi 3º nos 4X 50 Estilos e nos 4X100 Estilos. Dois atletas que são exemplos notáveis de esforço e desportivismo.

Na passada semana, o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira recebeu no seu gabinete a equipa de Natação Adaptada do FC Ferreiras, que trouxe para Albufeira bons motivos de contentamento: dois algarvios do Futebol Clube de Ferreiras tiveram uma prestação notável no Mundial DSISO Truro Canadá - 9th Down Syndrome World Swimming Championships 2018 (de 21 a 26 de Julho): José Vieira, aos 35 anos, consagrou-se Vice-campeão do Mundo nos 50m Bruços e conquistou o bronze nos 4X50 Estilos. Já Filipe Santos participou nas Estafetas 4X50Estilos e 4X100Estilos ambas com um notável 3º lugar.

Neste campeonato, a Seleção Portuguesa de Síndrome de Down viu 8 dos seus atletas conquistarem 3 medalhas de prata e 4 de bronze e foram batidos 13 Records Nacionais.

Nesta receção na Câmara Municipal de Albufeira, os atletas receberam lembranças do Município e fizeram-se acompanhar pelo Presidente do FC Ferreiras, António Colaço e a técnica, Sónia Demétrio. José Carlos Rolo manifestou o seu contentamento por ver reconhecido o esforço e a qualidade técnica destes atletas. “Albufeira apoia o desporto o melhor que pode e isso dá-nos uma grande satisfação, especialmente quando vemos a dedicação e a força de vencer destes atletas”, referiu o Autarca. Refira-se que José Vieira trabalha desde os 16 anos na padaria do Jumbo em Faro. Depois de um dia de trabalho, das 8h às 17h, desloca-se diariamente às Piscinas Municipais de Albufeira para treinar das 19h às 20h30.

A salientar que a secção de Natação do Futebol Clube de Ferreiras abraçou o Projeto de Natação Adaptada em 2015. Para além da sua Equipa de Competição, o Clube estabeleceu Protocolos coma o Município de Albufeira e Agrupamentos de Escolas do Concelho na criação da Disciplina Natação para os alunos de Necessidades Especiais Educativas com o objetivo de proporcionar a oportunidade de adaptação ao meio aquático destes alunos. O compromisso com a Natação Adaptada é uma das prioridades do Clube não só ao nível das Escolas como no campo competitivo. Na Equipa de Natação Adaptada do Futebol Clube de Ferreiras destacam-se os atletas Filipe Santos e José Vieira, ambos selecionados para representar Portugal nos Campeonatos do Mundo da DSISO no Canadá em Julho de 2018.