ALBUFEIRA VAI SER A CAPITAL DO ASSOCIATIVISMO JUVENIL

Mais de mil jovens de todo o país vão reunir-se em Albufeira este fim de semana para participarem no 14.º Encontro Nacional de Associações Juvenis, que se adivinha um dos maiores de sempre. Oradores de relevo nacional e internacional, com destaque para a presença de Luís Marques Mendes, irão debater várias questões ligadas à juventude neste evento que começa na sexta-feira com o Encontro Nacional Juventude 2020. Para além dos diversos momentos de reflexão, haverá um conjunto de atividades paralelas, atuações e um espaço de expositores.

Já a partir de sexta-feira, Albufeira vai ser a capital da Juventude e do Associativismo Juvenil num fim de semana que promete um debate aceso entre os mais de 1000 participantes inscritos na 14.ª edição do ENAJ - Encontro Nacional de Associações Juvenis.

Logo no dia 13 de novembro, o Pavilhão Desportivo acolhe o Encontro Nacional de Juventude 2020: “Pela Valorização da Educação Não Formal e Qualificação em meio Associativo”, que abordará as temáticas da educação não formal, o youth work, o Erasmus +, as políticas autárquicas de juventude e o reconhecimento de competências adquiridas no meio associativo.

No sábado, 14 de novembro, o programa terá início às 10h00 com uma reflexão acerca da importância do papel dos jovens na definição das políticas públicas de juventude e no desenvolvimento das comunidades. Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, será um dos oradores convidados e também presidente da mesa.

A Sessão de Abertura do 14.º ENAJ está agendada para as 12h00, mas será Luís Marques Mendes a inaugurar o primeiro painel de debate, às 14h30, com o tema “Políticas de Juventude, que Futuro?”. O advogado e comentador político fará uma análise ao papel dos jovens e da educação não formal na construção de uma democracia participativa.

Ao longo do dia serão vários os momentos de reflexão conduzidos por convidados de grande projeção nacional e internacional. Destaque para o debate “Este país (não) é para Jovens?!”, que incidirá sobre os problemas da juventude na atualidade na perspetiva de jovens políticos de diferentes áreas partidárias. A Oficina de Ideias e Projetos é outro dos painéis, onde vários grupos de trabalho apresentam ideias inovadoras e dão exemplos de boas práticas e propostas para a criação da Agenda para a governação e juventude.

À noite haverá um Festival Associativo e um Intercâmbio Regional de Saberes e Sabores, que inclui uma mostra gastronómica e animação musical no bar do Pavilhão Desportivo. O programa termina com um Roteiro de Animação Noturna pela cidade.

O domingo está reservado à conclusão de trabalhos. O Encontro retoma às 11h00, com a apresentação final da Oficina de Ideias e Projetos e do documento base de conclusões do Encontro Juventude 2020.

Às 12h00 será apresentado o livro “Jovens e a Política”, de José Miguel Bettencourt. A obra conta com o Prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa, a Nota de Apresentação de Mota Amaral e o Posfácio de Jaime Gama, reunindo dez depoimentos inéditos de personalidades políticas e pensadores da Política contemporânea, sobre Portugal, a Política, os Políticos e as Novas Gerações - Adriano Moreira, João Carlos Espada, João Dias da Silva, Luís Campos e Cunha, Miguel Morgado, Mota Amaral, Paulo Almeida Sande, Paulo Teixeira Pinto, Pedro Magalhães e Rui Oliveira e Costa. As entrevistas exclusivas feitas a essas figuras de referência da sociedade portuguesa ajudam o leitor a refletir e a formar uma opinião mais fundamentada e alargada sobre a Política e a sua relação com os cidadãos.

Antes da Sessão de Encerramento do 14.º ENAJ, haverá ainda tempo para a Assinatura do Protocolo de Parceira com o Governo Regional da Madeira.

Refira-se que durante os dois dias de evento, o Pavilhão Desportivo de Albufeira será palco de um conjunto de atividades paralelas aos momentos de reflexão, entre as quais se destaca um espaço de expositores com diversos stands: Multimédia, Internet, Jogo de damas, Mostra gastronómica das diferentes regiões do país, Cartão Jovem, Insufláveis, Carrinha da Igualdade, Carrinha do Projeto Rede Desportiva Local (Synergia).

Pelo palco do certame irão passar grupos e associações com demonstrações de artes marciais e ginástica, atuações de dança e de canto, espetáculo de magia, entre muitos outros momentos de animação.

O 14.º ENAJ é organizado pela Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ) em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira.