ALBUFEIRA PRESTA HOMENAGEM A NOSSA SENHORA DA ORADA

As Festas em honra de Nossa Senhora da Orada, padroeira dos Pescadores, estão de regresso a Albufeira no próximo mês de agosto. O programa, que decorre de 3 a 15 de agosto, integra celebração da Eucaristia, a tradicional procissão pelo mar, bênção aos pescadores e às suas embarcações para agradecer e pedir proteção à Virgem e um bom ano de faina, oração mariana cantada no adro da Ermida, animação musical e fogo-de-artifício sobre a baía de Albufeira.

A Festa em honra da Nossa Senhora da Orada é uma tradição que vem de longe e que todos os anos reúne centenas de pessoas para agradecer e pedir a proteção da Virgem, conhecida por abençoar os pescadores da terra.

Reza a história que os habitantes de Albufeira, outrora vila piscatória, assistiram a vários milagres de Nossa Senhora, testemunhados nos “ex-votos” que se encontram guardados na Ermida da Orada. Trata-se de uma manifestação religiosa de grande significado para os albufeirenses, que se realiza há mais de 500 anos, e que atualmente já faz parte dos principais roteiros de turismo religioso a nível nacional.

Diz-nos o pároco Semedo Azevedo na sua obra sobre a Senhora da Orada (1956), que até vir para Albufeira (11 de agosto de 1934), sempre perseguiu a imagem da santa padroeira dos Pescadores: “No dia 14 desse mesmo mês, celebra-se a festa de Nossa Senhora da Orada. E quando a imagem da Virgem Santíssima, por entre o respeito dos seus filhos que devotamente se ajoelham à sua passagem pela alameda, entra no adro da sua igreja, então, como por encanto, se renova o quadro encantador da minha meninice: a Senhora Grande, Esbelta, de manto azul, era a Senhora da Orada!”. Diz-nos também que até alguns anos depois de 1910, a procissão de Nossa Senhora da Orada, só dava a volta ao adro da igreja, e que o “prior Romão é que alterou esse itinerário, fazendo com que a imagem passasse à alameda, indo depois pelo adro da parte sul e regressando à igreja. No nosso tempo, começou-se a trazer a procissão até ao alto da Baleeira”. Hoje, um dos momentos mais emocionantes é a continuidade dessa procissão por mar, ao longo da costa.

O programa de Festividades tem início no próximo dia 3 de agosto, pelas 21h00, com a saída da Procissão de Nossa Senhora da Ermida da Orada em direção à Igreja Matriz, onde de 4 a 11 de agosto decorre a Oração do Terço do Rosário (18h30) e celebração da Eucaristia (19h00). No dia 10 de agosto, está agendado um Concerto no adro da Igreja Matriz com a Banda Musical de Tavira “Revenge 80`s”. A Igreja Matriz continua a acolher as celebrações no dia 12 com a Oração do Terço, pelas 19h00, seguida de Eucaristia, marcada para as 20h00. Depois, pelas 21h00, a Procissão de Nossa Senhora sai da Matriz para a Ermida de Nossa Senhora da Orada. No dia 13 de agosto, pelas 21h30, realiza-se a Oração Mariana cantada na Ermida. O ponto alto do programa está reservado para o dia 14 de agosto com as celebrações a terem início pelas 16h15, na Ermida de Nossa Senhora da Orada, com a oração do Terço. Pelas 17h00 celebra-se a Eucaristia, seguida de Procissão pelo mar, acompanhada da Banda Filarmónica de Paderne. À noite, pelas 22h00, os Al-Mouraria atuam no adro da Ermida e pela meia-noite o habitual fogo-de-artifício promete riscar o céu de Albufeira, num magnífico espetáculo sobre a baia. As comemorações em honra de Nossa Senhora da Orada encerram a 15 de agosto, dia de Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, com a Eucaristia a ser celebrada em três locais distintos: Igreja Matriz (10h00), Balaia (11h30) e Ermida da Orada (19h00).

O evento é uma organização conjunta do Município e da Fábrica da Igreja Paroquial de Albufeira.