ALBUFEIRA PRESENTE NO XV CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIDADE EDUCADORAS

Decorre até amanhã o XV Congresso Internacional de Cidades Educadoras – Cascais’18, onde o Município de Albufeira está presente com alguns dos seus técnicos que lidam com esta matéria no dia a dia. Desde 2007 que Albufeira integra a Rede Internacional das Cidades Educadoras e neste mês celebra este conceito, a todos os níveis, positivo.

O Município de Albufeira participa, desde a passada segunda feira, no XV Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que decorre até amanhã no Centro de Congressos do Estoril. O Presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, esteve presente na abertura e tem apostado no desenvolvimento do conceito de “Cidade Educadora” no Município de Albufeira, sendo membro da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras desde 2007.

“Albufeira é um Município empenhado no serviço à educação, tendo sempre acolhido as propostas do ministério e desenvolvido uma ampla rede pública de apoio à educação formal, a qual integra ludotecas, bibliotecas, espaços de A.T.L., uma escola fixa de trânsito, componente de apoio à família, assegurada em todos os jardins-de-infância, um centro educativo intergeracional, assim como um gabinete de apoio à juventude. Temos vindo também a  desenvolver, através das divisões de educação e ação social, ambiente, património e cultura, vários programas educativos que contribuem para a educação não formal e para a aproximação dos alunos do Concelho ao seu meio envolvente. É também um Município com grande cultura associativa e desportiva, encontrando-se nestes meios um grande potencial de educação não formal”, salienta José Carlos Rolo.

Presente neste XV Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado pela primeira vez numa cidade portuguesa, estão alguns técnicos do Município que lidam diariamente com este tema.  O congresso deste ano tem por tema  “Cidade, Pertença das Pessoas: Caminhos para a Coesão Social na Cidade”, sendo um palco privilegiado  de debate, reunindo quase duas centenas e meia de propostas de experiências ou boas práticas, essencialmente inovadoras.

Em Albufeira, este mês de Novembro é dedicado ao tema “Cidade Educadora”, sendo que o dia 30 é o dia comemorativo deste conceito.

- imagens anexas: Encontro Multicultural Albufeira’17