ALBUFEIRA NO TOP 25 DE UM ESTUDO QUE AVALIA A ATRATIVIDADE DOS MUNICÍPIOS

Albufeira integra o Top 25 da terceira edição do Portugal City Brand Ranking, um estudo que avalia a performance de marca dos 308 municípios portugueses com o objetivo de classificar a sua atratividade perante diferentes públicos-alvo, nomeadamente ao nível de Negócios, Turismo e Viver. O Município destaca-se a nível nacional na área do Turismo, onde se posiciona na 4ª posição.

No top 25 nacional do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, o Algarve surge representado na tabela por três municípios: Faro, Albufeira e Portimão. O Município de Albufeira surge na 18ª posição, assumindo lugar de destaque na área do Turismo, onde se posiciona em 4º lugar, a seguir a Lisboa, Porto e Funchal.

Em 2015, ano a que se reporta o estudo, Albufeira conseguiu entrar no Top 25 na área de Negócios. Refira-se que esta é também a primeira vez que a região do Algarve coloca três municípios nesta categoria.

No que respeita aos rankings regionais o estudo não apresenta alterações em relação à edição anterior, nomeadamente ao nível dos três primeiros classificados, sendo que Faro lidera a classificação seguido de Albufeira e Portimão. Albufeira arrebata o 1º lugar a nível do Turismo, alcançando o 2º e 3º lugares nas categorias Negócios e Viver, respetivamente.

Carlos Silva e Sousa refere sentir-se muito orgulhoso por mais esta distinção, destacando que “Albufeira continua a surgir como destino de eleição em vários estudos e sites na área do turismo, o que resulta, não só das excelentes condições climatéricas, das bonitas praias, da gastronomia e da animação, mas também da qualidade das nossas unidades hoteleiras e de restauração e de um excelente trabalho da Autarquia e do tecido empresarial do concelho no sentido de criar todas as condições necessárias para receber bem quem nos visita”.

O estudo foi publicado em 2016 pela Bloom Consulting, uma consultora especializada na análise e desenvolvimento de estratégias de “Country”, “Region” e “City Branding”. A empresa, que tem o seu trabalho reconhecido a nível internacional em meios de renome como o Economist, Forbes e CNN, é parceira oficial do “World Economic Forum”, onde colabora na elaboração do índice mundial de competência turística. Colabora, também, com a Comissão Europeia do Turismo (ETC) para a qual executa análise aos países membros. Anualmente, publica o Bloom Consulting Country Brand Ranking ©, edição de Negócios e Turismo, que analisa a performance de marca de 225 países e territórios a nível mundial e pelo terceiro ano a edição do Portugal City Brand Ranking, que avalia a performance dos 308 municípios portugueses.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...