ALBUFEIRA CELEBRA DIA NACIONAL DO PESCADOR

As celebrações do Dia Nacional do Pescador serviram de mote para juntar à mesa a comunidade piscatória de Albufeira e respetivas famílias, num animado almoço convívio que contou com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira e da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água. O alinhamento incluiu ainda a assinatura do Protocolo de Colaboração entre o Município e a APPA, bem como o anúncio de algumas obras previstas para o Porto de Pesca.

Foi num ambiente descontraído que se viveu mais um Dia Nacional do Pescador, efeméride celebrada em Albufeira há vários anos, e que voltou a juntar a comunidade piscatória da cidade, respetivos familiares e representantes de diversas entidades ligadas ao mar e à pesca.

O evento foi organizado pela APPA – Associação dos Profissionais de Pesca, em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira e com a Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, pretendeu sinalizar o apoio da autarquia a esta comunidade e, por isso mesmo, fez-se acompanhar da vice-presidente Ana Pífaro, restante executivo, Chefe de Gabinete e Adjunto. Da parte da Junta de Freguesia, marcaram presença a presidente, Indaleta Cabrita e a Secretária, Cristina Corado. Presentes estiveram ainda representantes da Docapesca e da Capitania.

O alinhamento das comemorações incluiu a assinatura do Protocolo de Colaboração entre o Município e a APPA. O referido documento assinado por José Carlos Rolo e Hélder Correia, Presidente da APPA, prevê um conjunto de apoios logísticos e financeiros, destacando-se este último com uma verba de 15 mil euros.

“Este ano, aumentamos o apoio a esta Associação porque considerámos ter havido um conjunto de situações que merecem a nossa atenção e, quando assim é, as entidades públicas devem estar ao lado das associações, neste caso a APPA que desenvolve um valioso trabalho na defesa de quem vive da atividade piscatória” defendeu José Carlos Rolo.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira anunciou ainda o início das obras de requalificação dos contentores de apoio ali instalados, nomeadamente a substituição das respetivas coberturas que estão atualmente danificadas. A obra está adjudicada e estima-se que a mesma se inicie nas próximas semanas. Em paralelo, José Carlos Rolo, manifestou ainda disponibilidade em apoiar a requalificação da Sala Polivalente do Porto de Pesca, transformando-a num Polo Museológico que possa “valorizar esta atividade e quem a pratica.”