Albufeira Celebra 25 de Abril Dia da Liberdade

Albufeira sai de novo à rua para celebrar o aniversário da Revolução dos Cravos. O dia começa com largada de pombos e a cerimónia do Hastear da Bandeira em todas as freguesias do concelho, acompanhada pelo Toque do Hino Nacional executado pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne e Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira. Para reforçar o simbolismo da data vai haver oferta de cravos à população.

As comemorações do 41o aniversário do 25 de Abril realizam-se em Albufeira durante dois dias. O programa inicia a 24, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Albufeira, com o evento “TROVAS E CANÇÕES, Atores, Poetas e Cantores”, um espetáculo inédito, da autoria de Paula Carvalho e Paulo Mira Coelho, pela forma como reúne três gerações de atores, e outros grandes profissionais, ao redor da figura de Ruy de Carvalho. Não é o teatro apenas a estar presente, através dos desempenhos de João de Carvalho, Henrique de Carvalho, filho e neto do Ator, mas também a linda voz da Fadista e Atriz, Ana Marta, Prémio Amália Revelação 2011, ao som da guitarra portuguesa do Professor Ricardo Gama e da guitarra clássica de João Correia. O espetáculo pretende recordar uma mão cheia de poemas que tornaram famosas algumas das nossas grandes canções, tudo feito num ambiente de grande intimidade com o público. O Espetáculo integra ainda uma homenagem a três grandes nomes da nossa literatura, Gil Vicente, Luís Vaz de Camões e Manuel Maria Barbosa du Bocage.

No dia 25 de Abril decorrem as Cerimónias Oficiais em todas as freguesias do concelho. A manhã começa com uma largada de pombos, pelas 9h30, no Largo dos Paços do Concelho. Segue-se o Hastear da Bandeira, pelas 9h45, no edifício sede da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, 10h30 no edifício da antiga Junta de Freguesia de Olhos de Água, 11h00 na Junta de Freguesia de Ferreiras, 11h45 na Junta de Freguesia de Paderne e pelas 12h15 na Junta de Freguesia da Guia.

O programa da tarde inicia com o III Festival de Danças de Salão D`Al-Buhera, pelas 14h00, no Pavilhão Desportivo de Olhos de Água.

Às 17h00, Executivo e convidados realizam uma visita às obras de ampliação das instalações da ASCRATIA, na sede da Associação, em Ferreiras.

Refira-se que a ASCRATIA tem por principal objetivo proporcionar momentos de convívio e de amizade entre os idosos, evitando situações de isolamento, através do desenvolvimento de atividades onde todos possam partilhar experiências. O projeto contou, desde o início, com o apoio da Autarquia que para além de apoiar as várias iniciativas da associação, cedeu o terreno e disponibilizou verbas para a construção da sede, que vai agora sofrer obras de ampliação.

As comemorações encerram com mais uma edição especial 25 de Abril das Caminhadas ao Luar, com o ponto de encontro marcado para as 20h30, a partir do Largo dos Paços do Concelho.

Documentos | Anexos