ALBUFEIRA ACOLHE UMA SESSÃO DO SMART CITIES

Na próxima quarta-feira, 21 de fevereiro, a partir das 9h30, Albufeira acolhe uma sessão da tour nacional do Smart Cities. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Associação Nacional de Municípios Portugueses que tem por objetivo apresentar o estado da arte das cidades portuguesas, com a participação do território, da academia e das empresas, bem como conhecer os principais desafios e projetos concretos que os municípios da rede têm nas diferentes dimensões envolvidas. Inscreva-se! Participe na construção da inteligência urbana!

A tour nacional do Smart Cities teve início no passado dia 30 de janeiro e irá terminar a 28 de março, passando por sete cidades onde irão decorrer workshops sobre as seguintes áreas temáticas: Cidade como Plataforma, Mobilidade, Resiliência, Sustentabilidade económica-financeira, Turismo, Edificado e Inovação.

A sessão de Albufeira, que está marcada a partir das 9h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal, será dedicada ao tema “Cidade como Plataforma” e irá contar com as seguintes intervenções institucionais na sessão de abertura: presidente da Câmara Municipal de Albufeira (Carlos Silva e Sousa); presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (Jorge Botelho), presidente da CCDR Algarve (Francisco Serra), Coordenador da secção Cidades Inteligentes da ANMP (António Almeida Henriques), presidente da Fundação AIP (Rocha de Matos) e o Coordenador Smart Cities Tour 2018 (Miguel de Castro Neto).

A manhã será preenchida com mais dois painéis e um período de debate. O primeiro painel é dedicado a intervenções destinadas ao enquadramento do tema: A Cidade como Plataforma (Miguel de Castro Neto da Nova Information Management School), Portugal SmartCities Summit (Elisabete Martins), A Construção de Smart Cities (Altice) e Serviços Inteligentes (CTT). Segue-se um painel que irá abordar as Visões do Território (autarquias), Academia e Empresas, que irá contar com as seguintes apresentações: Algarve + Digital (AMAL); Smart City Lagoa (Câmara Municipal de Lagoa), Plataforma de Inteligência Urbana de Lisboa (João Tremoceiro, Câmara Municipal de Lisboa) e Plataforma Oeiras (Câmara Municipal de Oeiras). Os trabalhos terminam com um período de debate sobre os Desafios da Inteligência Urbana.

A participação é gratuita mas obrigatória. Os interessados devem proceder à sua inscrição no site da Associação Nacional de Municípios, através do seguinte link: http://www.anmp.pt/anmp/pro/eve/eve216fi34A.php?xeve=S8ALB