AS “7 MARAVILHAS À MESA” VÃO SER REVELADAS ESTE FIM DE SEMANA EM ALBUFEIRA

É já este domingo, 16 de setembro, que vão ser reveladas as 7 mesas vencedoras do concurso “7 Maravilhas à Mesa”. A Gala da Declaração Oficial vai ter lugar na Praça dos Pescadores, em Albufeira, com transmissão em direto a partir das 21h00, na RTP e RTP internacional. A cerimónia, que vai ser apresentada por Catarina Furtado e José Carlos Malato, tem como artista convidado Salvador Sobral. As portas abrem às 20h00 e o evento é aberto ao público e de entrada gratuita. Até lá continuam abertas as linhas para votação. Para votar na mesa de Albufeira e Olhos de Água ligue: 760 107 022. Ligue as vezes que quiser (custo da chamada 0,60€ + IVA).

Este é o fim de semana de todas as emoções! No domingo, 16 de setembro, Albufeira disputa a final do Concurso “7 Maravilhas à Mesa”. Em votação vão estar Albufeira, Alijó, Bairrada ao Mondego, Bragança, Chaves, Lagoa, Lajes do Pico, Mirandela, Monção, Terras de Chanfana, Tomar, Vila de Frades, Vila Real e Zambujeira do Mar.

Depois de sete semanas a percorrer o País, dando a conhecer o melhor que Portugal tem para oferecer a nível gastronómico, associado aos vinhos e aos roteiros turísticos, chegou a hora de eleger as 7 Maravilhas à Mesa de Portugal.

A Gala da Declaração Oficial das “7 Maravilhas à Mesa” está marcada para a Praça dos Pescadores e promete arrancar muitas emoções entre as 14 equipas participantes, padrinhos, claques de apoio e público presente. Mas até lá, há que continuar a votar na nossa mesa, que apadrinhada pelo ator e humorista Manuel Marques, e tão bem defendida pela nossa animada claque, apresenta uma excelente combinação entre os sabores da terra e do mar. Composta por ouriços-do-mar, apanhados por altura da maré baixa nas praias do concelho, cataplana de peixe e mariscos e laranjas doces e suculentas à sobremesa, a mesa de Albufeira e Olhos de Água é aromatizada por dois vinhos da Adega do Cantor, “Vida Nova 2017” rosé e o “Onda Nova 2014” branco. A juntar a estes cinco patrimónios, Albufeira apresenta um roteiro turístico que convida a uma visita aos olheiros de água doce que brotam do areal da Praia de Olhos de Água e uma passagem pela “Quinta do Mel”, uma unidade de agroturismo que oferece produtos regionais de qualidade e a tranquilidade de uma casa de campo, apenas a 1 Km de distância da bonita Praia da Falésia. Estes são os 7 argumentos de peso para que no próximo domingo Albufeira seja eleita uma das “7 Maravilhas à Mesa” de Portugal. O apoio de todos é imprescindível! Até lá pode ligar para o número: 760 107 022. Vote as vezes que quiser, mas vote! O custo da chamada é de 0,60€ + IVA.

Entretanto têm sido muitas as iniciativas de apoio à mesa de Albufeira protagonizadas pela nossa claque em contactos diretos junto da população, quer através de abordagens de rua organizadas em todas as freguesias do concelho quer pela presença nos principais eventos organizados pelo Município.

No próximo sábado, dia 15, a Autarquia organiza um programa de acolhimento aos promotores do evento, jornalistas e participantes na “Gala de Declaração Oficial das 7 Maravilhas à Mesa”, que inclui um passeio de barco pela costa, um almoço de degustação da Mesa de Albufeira e Olhos de Água, na unidade de Agroturismo Quinta do Mel, e uma ida ao “Classic Weekend Marina de Albufeira” para provar a maior cataplana do mundo. A iniciativa, que mais uma vez vai contar com a participação da claque, tem por objetivo valorizar a nossa candidatura e promover o território concelhio.

E é precisamente no âmbito do “Classic Weekend Marina de Albufeira” que está a ser preparada a maior cataplana do mundo: mais de 3 metros de diâmetro, um metro e oitenta de altura, mais de 500 Kg de cobre trabalhado artesanalmente, para acolher mais de uma tonelada de comida, num desafio que irá levar a gastronomia de Albufeira a entrar no Guiness. A cataplana começa a ser preparada no sábado, a partir das 18h30, junto ao espelho de água da Marina, e tem entrada livre para que todos os interessados possam apreciar uma das 7 maravilhas que compõem a Mesa de Albufeira. A maior cataplana do mundo vai ser servida pelas 20h00 e a sua degustação custa 5,00€ (inclui o prato e uma bebida), sendo que as receitas revertem a favor dos Bombeiros Voluntários de Albufeira.

No domingo (16 de setembro) - dia da Declaração Oficial das “7 Maravilhas à Mesa” – a RTP vai transmitir em direto o programa “Especial Maravilhas”, durante todo o dia, a partir da Praia de Olhos de Água. A parte da manhã (das 11h30 às 13h00), que vai ser dedicada a Albufeira, conta no seu alinhamento com entrevistas, com destaque para a presença do presidente da Câmara Municipal, da claque e do padrinho da mesa de Albufeira e Olhos de Água, apontamentos de reportagem e diversas atuações musicais com artistas locais. A parte da tarde (das 16h00 às 20h00) é reservada às restantes candidaturas.

A Gala Final das “7 Maravilhas à Mesa” vai ser transmitida em direto da Praça dos Pescadores, a partir das 21h00, com a apresentação da dupla sempre bem-humorada, constituída por Catarina Furtado e Carlos Malato. Salvador Sobral é o artista convidado.

No domingo, contamos consigo para apoiar a nossa mesa! Até lá, continue a votar! Ligue 760 107 022.