VII FÓRUM IBÉRICO DE ÚLCERAS E FERIDAS DECORREU EM ALBUFEIRA

Mais de um milhar de congressistas de todo o mundo reuniram-se este fim de semana em Albufeira para analisar a importância do diálogo entre as profissões de saúde, na resposta às Feridas Crónicas em Portugal. O Hotel Grande Real de Santa Eulália foi palco de debates, palestras, workshops e mesas redondas sobre a temática. Carlos Silva e Sousa marcou presença no evento e sublinhou a sua importância para o concelho.

O 7º Fórum Ibérico de Úlceras e Feridas e o 3º Congresso Interdisciplinar de Feridas Complexas, organizado pela ELOCS - Sociedade Portuguesa de Feridas, juntou em Albufeira profissionais de saúde nacionais e internacionais, com o objetivo de partilhar experiências e debater as melhores estratégias de prevenção e tratamento de úlceras e feridas.

O evento reuniu cerca de mil congressistas de todo o mundo - cirurgiões, gerais e vasculares, dermatologistas, endocrinologistas, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e podologistas entre outros profissionais- que apresentaram conferências, debateram em workshops, simpósios e mesas redondas, a realidade nacional e o impacto europeu das feridas crónicas nos sistemas de saúde, abordando esta realidade nos contextos da qualidade de vida dos doentes, formação dos profissionais, gestão clínica e investigação.

O presidente da Câmara Municipal fez questão de cumprimentar os palestrantes realçando que “é uma honra para o município acolher iniciativas desta natureza, que trazem prestígio e enaltecem o concelho”. Carlos Silva e Sousa sublinhou que “estes eventos científicos promovem o segmento do turismo de saúde, atraindo milhares de pessoas fora da época balnear”.

Refira-se que Albufeira tem acolhido congressos de diversas especialidades médicas que escolhem o concelho para as suas apresentações anuais.