VENDEDORES DE PEIXE E MARISCO ASSISTEM A SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE COMERCIALIZAÇÃO DE PESCADO

VENDEDORES DE PEIXE E MARISCO ASSISTEM A SESSÃO DE ESCLARECIMENTO  SOBRE COMERCIALIZAÇÃO DE PESCADO

A Biblioteca Municipal Lídia Jorge acolheu uma sessão de esclarecimento sobre “Comercialização de Pescado”. A ação foi organizada pelo Gabinete de Empreendedorismo do Município de Albufeira e contou com a colaboração da Associação dos Comerciantes de Pescado.

No passado dia 27 de outubro vários comerciantes ligados ao setor da Pesca, maioritariamente vendedores de peixe e marisco nos Mercados Municipais de Albufeira, estiveram na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, a assistir a uma ação de esclarecimento que teve por objetivo transmitir um conjunto de informação imprescindível ao bom desempenho da sua profissão, nomeadamente a que se prende com a produção, transformação, manipulação, armazenamento, transporte, distribuição e venda de produtos de pesca frescos e congelados.

Marta Gonçalves, da Associação dos Comerciantes de Pescado (ACOPE) deu a conhecer os serviços de apoio e consultoria prestados pela associação e apresentou as principais noções do “Guia de Boas Práticas de Higiene para produtos da Pesca Frescos” (resultado do projeto “Empresário Esclarecido – Setor Protegido”), documento aprovado pelo Ministério da Agricultura, do Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, considerado uma ferramenta imprescindível para os profissionais do setor.

Na sua comunicação, a responsável da ACOPE deu também destaque às questões ligadas à formação, manutenção de instalações, equipamentos e utensílios, higiene, limpeza, desinfeção e controlo de pragas, abastecimento de água, práticas de manipulação e rastreabilidade. Este último aspeto foi amplamente debatido, uma vez que é fundamental conhecer o rasto do pescado ao longo de todas as etapas do circuito, desde a produção até chegar ao consumidor. A informação obrigatória para venda ao consumidor final (denominação comercial, nome científico, zona de captura ou de criação, método de produção e preço) foi outro dos temas bastante discutidos, considerando as crescentes exigências, quer a nível dos consumidores quer das normas comunitárias.

Refira-se que a sessão foi bastante participada, tendo contado com a apresentação de algumas dúvidas e troca de impressões entre os profissionais do setor durante o período reservado ao debate.