VAMUS – Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável do Algarve

Versão de impressãoSend by emailVersão PDF

Residentes, visitantes e turistas do Algarve são desafiados a partilhar como se deslocam atualmente dentro da região e por que opções de mobilidade gostariam de poder optar no futuro.

O repto “Vamus participar?” está online, em portais informativos, páginas das autarquias e dos seus parceiros e nas redes sociais, mas também em autocarros, comboios e repartições públicas, acompanhado por provocações que sugerem até as mais inverosímeis formas de deslocação… como “Vamus de comboio até Monchique?”.

A iniciativa encabeçada pela AMAL pretende levar os principais destinatários das soluções de mobilidade da região a participar no vasto esforço de diagnóstico e planeamento que constitui o VAMUS – Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável do Algarve, através do preenchimento de um questionário acessível na página do projeto alojada no endereço www.vamus.pt.

A informação recolhida será tratada pelas equipas constituídas para realizar o diagnóstico das deslocações na região para, com base nas necessidades e oportunidades identificadas, poder projetar, até ao final do ano, a mobilidade do futuro alicerçada em princípios de universalidade no acesso e de sustentabilidade nas soluções adotadas. O objetivo dos municípios algarvios é o de contribuir para uma “Região Carbono Zero”, isto é um Algarve que emita tanto dióxido de carbono quanto aquele que é capaz de eliminar, pensando e planeando soluções que nos permitam deslocarmo-nos de forma mais eficiente, inclusiva e amiga do ambiente.

A par da participação pública, o projeto mobiliza já cerca de meia centena de organizações públicas e privadas que transportam ou que fazem deslocar diariamente algarvios e visitantes. Estes parceiros, com quem a AMAL assinou esta segunda-feira a Carta de Compromisso para a Mobilidade Urbana Sustentável, além de cruciais para o bom diagnóstico, são determinantes para a identificação e adoção de soluções inovadoras conducentes a este objetivo.