UMA AMIZADE DE 20 ANOS COM PROVAS DE EMPENHO NO DESENVOLVIMENTO

UMA AMIZADE DE 20 ANOS  COM PROVAS DE EMPENHO NO DESENVOLVIMENTO

Albufeira foi uma das cidades presentes na Conferência organizada pela Ilha do Sal, de Cabo Verde. Um momento para fazer o balanço das actividades e projectos resultantes dos diversos acordos de cooperação que aquela ilha tem com diversas cidades de vários países, assim como para projectar linhas de desenvolvimento futuro.

Acompanhado pelo Vereador Rogério Pinto e pelo Presidente da Assembleia Municipal, Paulo Freitas, Carlos Eduardo da Silva e Sousa foi uma das vozes ouvidas no encontro internacional que a Ilha do Sal organizou e a que deu o título de “Conferências da Cidades Geminadas com sal”.

O Autarca fez passar perante um auditório de cerca de uma centena de pessoas, directa ou indirectamente ligadas ao desenvolvimento daquela ilha cabo-verdiana, a posição de tolerância e solidariedade que marca a identidade de Albufeira, razão pela qual sempre esteve na linha da frente quanto ao apoio àquela ilha, desde a Educação até à Rede Viária e de Saneamento, assim como pela religião e cultura.

Existem entre ambos os municípios fortes laços de cooperação que datam de há 20 anos. O intercâmbio entre ambas as culturas tem sido uma constante, tal como consta do acordo de geminação. “Esta amizade não é só de abraços e festa anual; é um laço de firme respeito e empenho pelo incremento de mais e melhores condições de crescimento económico para esta ilha, de quem nos sentimos família”, referiu o Autarca. Nesta deslocação à cidade-irmã, Carlos Silva e Sousa teve a oportunidade de realizar encontros com todos os candidatos às eleições autárquicas que se realizarão no próximo dia 4 de setembro e para as quais, o atual presidente da câmara do sal, Jorge Figueiredo, não se candidata. Deste modo, culmina uma série de três mandatos onde, conjuntamente com a sua equipa, deu um forte contributo para o aprofundamento das relações entre Albufeira e a Ilha do sal, traduzidas em inúmeras iniciativas ligadas essencialmente ao desporto, à juventude e cultura.

De resto, Albufeira é um nome que se encontra disseminado por toda a ilha, designando creches, salas de apoio cultural e diversas infra-estruturas, mercê do forte empenho no desenvolvimento das condições da qualidade de vida da população. Desde 1996 que as relações institucionais se têm pautado por uma amizade intensa, permitindo o enriquecimento turístico de parte a parte e, no campo cultural, que as manifestações artísticas ocorram com frequência anual.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...