TORNEIO INTERNACIONAL DE FUTEBOL ADAPTADO DE ALBUFEIRA CELEBRA 10.ª EDIÇÃO

O maior Torneio Internacional de Futebol Adaptado que se realiza em Portugal está de regresso a Albufeira para celebrar 10 anos de existência. No próximo sábado, 18 de março, mais de 300 pessoas vão reunir-se no Estádio Municipal para participar nesta competição, que já é considerada uma referência na Europa ao nível do Desporto Adaptado. Serão 12 equipas de várias nacionalidades, compostas por atletas com as mais diferentes deficiências, que entre as 10h00 e as 17h00, irão mostrar as suas habilidades e disputar um lugar no pódio. O TIFAA é uma organização da APEXA com apoio da Câmara Municipal de Albufeira.

O Estádio Municipal de Albufeira volta a acolher o Torneio Internacional de Futebol Adaptado, já este sábado, dia 18 de março, entre as 9h00 e as 17h00.

A prova, o maior evento deste tipo a nível nacional, vai reunir cerca de três centenas de atletas de equipas portuguesas e holandesas: Futebol Clube do Porto (equipa B), Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM Setúbal), Seleção de Gaia, Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve (APEXA), Associação Algarvia de Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM Faro) e a equipa dos Países Baixos Ijsselmeervogels.

O programa tem início marcado para as 9h00 com a receção das equipas, seguindo-se, pelas 10h00, a Cerimónia de Abertura do evento. Às 10h30 iniciam-se os Jogos da Fase de Grupos, às 12h30 as Eliminatórias e, pelas 14h00, a Fase Final. A Entrega dos Prémios e Cerimónia de Encerramento acontecem a partir das 15h40.

O Desporto Adaptado é um projeto que foi idealizado, no ano de 2006 pela Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve (APEXA), com o objetivo de promover modalidades desportivas para pessoas com e sem deficiência, permitindo a igualdade de oportunidades no livre acesso ao desporto e a integração de pessoas com deficiência na comunidade.

No caso do Futebol Adaptado, concretamente deste Torneio que já vai na sua décima edição, o objetivo passa por promover a participação numa atividade desportiva adaptada, com vista a proporcionar às pessoas com deficiência física e mental, a oportunidade de conviverem com pessoas de outras zonas do País e com equipas de outras nacionalidades.

O TIFFA – Torneio Internacional de Futebol Adaptado de Albufeira resulta de uma parceria entre a APEXA, a Câmara Municipal de Albufeira e algumas instituições de Amersfoort, na Holanda, que se dedicam à promoção da prática desportiva de pessoas com deficiência.

Documentos | Anexos