SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO VISITA IV EDIÇÃO DO OPTO

A IV edição do OPTO- Fórum de Educação e Formação do Algarve vai começar já esta quarta-feira e prolonga-se até dia 6 de maio no Pavilhão Desportivo de Albufeira com um conjunto alargado de expositores, atividades, workshops, palestras e demonstrações sobre os mais variados temas direcionados aos jovens. O secretário de Estado da Educação vai marcar presença na abertura oficial do evento e visitar os mais de 70 expositores, entre universidades, escolas secundárias e profissionais, empresas e centros de formação.

A abertura oficial do OPTO- IV Fórum de Educação e Formação do Algarve está agendada para esta quarta-feira, 4 de maio, às 16h00, no Pavilhão Desportivo de Albufeira. A cerimónia contará com a presença do secretário de Estado da Educação, João Costa, que acompanhará o presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva e Sousa, a delegada regional do IEFP, Madalena Feu, e o delegado regional de Educação, Francisco Marques, na visita aos expositores.

O certame, que se afirma como uma das maiores e mais importantes iniciativas realizadas no País na área da educação e da formação profissional, é já uma referência para os alunos do Algarve (3.º ciclo, secundário e profissional), que encontram em Albufeira a oportunidade de refletir e decidir sobre as suas escolhas vocacionais.

Durante três dias os jovens vão ter acesso à divulgação de ofertas de formação profissional de ensino secundário e superior, disponibilizadas por mais de 70 expositores, entre entidades de ensino públicas e privadas, politécnicos, universidades representativas de todo o país, empresas e centros de formação.

O programa inclui provas gastronómicas, apresentação de cocktails, workshops, conferências, demonstração de diversas profissões e propostas de animação, a maior parte protagonizadas por alunos de várias escolas do Algarve e de outras regiões do País. Entre as atividades permanentes, destacamos o simulador de voo, serigrafia, robótica, fotografia, escalada, batismo de mergulho, cavalos, multimédia ou atividades laboratoriais.

Os visitantes do OPTO terão descontos especiais para viagens em grupo nos comboios CP com partida ou chegada a Albufeira, em todas as linhas, e transporte gratuito nos autocarros urbanos GIRO que circulam no concelho.

Documentos | Anexos