RUI MOURINHO APRESENTA RECITAL DE GUITARRA CLÁSSICA NA BIBLIOTECA LÍDIA JORGE

O músico Rui Mourinho vem a Albufeira apresentar o seu mais recente trabalho. “Guitar Works Vol.I” será dado a conhecer ao público através de um recital de guitarra clássica agendado para o dia 25 de fevereiro, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge. Rui Mourinho baseou-se na obra do compositor Stephen Goss para produzir o seu primeiro CD a solo.

A Biblioteca Municipal Lídia Jorge vai ser palco de um recital de guitarra clássica, no próximo dia 25 de fevereiro, às 15h30. O autor é Rui Mourinho, professor de guitarra clássica no Conservatório de Música de Albufeira, que a partir da obra do compositor Stephen Goss produziu o CD “Guitar Works Vol.I”.

Rui Mourinho é Mestre em Música e em Ensino de Música pela Escola Superior de Música de Lisboa na especialidade de Guitarra, onde estudou com o pedagogo Piñeiro Nagy, e Música de Câmara com Olga Prats, Nuno Inácio e Stephen Bull. O músico participou na gravação de dois CD: “Outras Músicas”, enquanto membro do grupo Vá-de-Viró, e “”Balletti”, que gravou com o Ensemble de Flautas do Município de Loulé. Rui Mourinho apresenta-se regularmente a solo, com orquestra e em grupos de música de câmara em variados palcos por toda a Europa. É dedicatário de obras de diversos compositores, tais como Cristóvão Silva, André Santos, Pedro Louzeiro e Stephen Goss.

A música de Stephen Goss recebe centenas de interpretações em todo o mundo, todos os anos, e foi gravada em mais de 60 CD por mais de 12 discográficas. A sua variada produção inclui obras orquestrais e corais, música de câmara e peças a solo. Como guitarrista trabalhou com conceituados compositores, como Toru Takemitsu, Hans Werner Henze, Peter Maxwell Davies e Elliott Carter. Steve, como é conhecido no mundo artístico, é catedrático de composição, diretor de Pesquisa da Universidade de Surrey, diretor do International Guitar Research Centre, e professor de guitarra na Royal Academy of Music, em Londres.

O recital que Rui Mourinho irá apresentar em Albufeira é composto por cinco obras: Cantigas de Santiago (2014), Sound of Iona (2016), Sonata for Guitar (2006), The Chinese Garden (2007) e El Llanto de los Sueños (2007).