ROSA MOTA E CARLOS LOPES SÃO OS HOMENAGEADOS DA GALA DO DESPORTO

O Município de Albufeira volta a realizar mais uma edição da Gala do Desporto que, todos os anos, homenageia os atletas, treinadores, clubes e associações que se destacam pelos excelentes desempenhos desportivos. Serão mais de 200 atletas a desfilar pelo Pavilhão de Albufeira, que tem a honra de receber como convidados Rosa Mota e Carlos Lopes, dois embaixadores do atletismo que fazem parte da história do desporto português.

No próximo dia 3 de fevereiro, sexta-feira, pelas 21h00, a Câmara Municipal de Albufeira vai realizar a Gala do Desporto 2017, no Pavilhão Desportivo da cidade. Este é já o 13.º ano que a Autarquia organiza esta cerimónia anual, que visa reconhecer atletas, equipas, treinadores e entidades desportivas do concelho, que se distinguem pelos resultados obtidos nos quadros competitivos das diferentes modalidades.

Nesta noite de convívio e sã camaradagem entre todos aqueles que direta ou indiretamente estão ligados ao Desporto, o Município faz questão de promover e reforçar os valores do Espírito Desportivo. A Gala do Desporto tem vindo a conquistar a simpatia da comunidade que, todos os anos, se junta à Autarquia para prestar homenagem aos atletas campeões e aos clubes com desempenho de excecional valor.

Este ano, as personalidades nacionais em destaque serão Rosa Mota e Carlos Lopes, ambos campeões olímpicos e referências mundiais do atletismo de longa distância. Ambos venceram a primeira edição do Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor. Carlos Lopes em 1977 e Rosa Mota em 1978, quando a competição passou a incluir femininos.

Rosa Mota ganhou a sua primeira maratona em 1982, no Campeonato Europeu de Atletismo, na Grécia. A partir daí o sucesso passou a ser uma das imagens de marca da atleta, que termina bem classificada em todas as maratonas de prestígio: bronze na primeira maratona olímpica em 1984, Los Angeles; em 1985 atinge o seu recorde pessoal da distância na maratona de Chicago; em 1986 foi campeã da Europa e no ano seguinte campeã mundial em Roma; em 1988 ganhou o ouro olímpico em Seul; em 1990 regressa a Boston para vencer esta corrida pela terceira vez. Até 2005, a conquista da maratona por três vezes em campeonatos europeus de atletismo, tanto feminino como masculino, é exclusivo de Rosa Mota. Considerada a Embaixatriz do Desporto, ganhou o prémio Abebe Bikila pela sua contribuição no desenvolvimento do treino das corridas de longa distância. Rosa Mota é uma das personalidades mais populares do desporto em Portugal no século XX, juntamente com Eusébio, Luís Figo e Carlos Lopes.

E foi em 1984 que Carlos Lopes, na altura com 37 anos, entrava decisivamente na história do desporto português, conquistando a primeira medalha de ouro lusa em Jogos Olímpicos, em Los Angeles. Até hoje só mais três atletas alcançaram esse feito: Rosa Mota (Seul, 1988), Fernanda Ribeiro e Nélson Évora. Mas antes já havia ganho o Campeonato do Mundo de Corta-Mato por três vezes (1976, 1984 e 1985); em 1982 e 1984 venceu a tradicional Corrida de São Silvestre, no Brasil; e em 1985 venceu a maratona de Roterdão, quebrando o recorde mundial da prova.

Os ex-atletas irão marcar presença no evento, deixando o seu exemplo aos mais novos e incentivando-os a um futuro promissor na área desportiva. Pelo palco irão passar perto de duas centenas de atletas, treinadores e dirigentes dos clubes e associações do concelho que obtiveram resultados de excelência na época desportiva 2015/2016. A Gala do Desporto irá, ainda, a incluir dois momentos dedicados aos Prémios por Mérito (por Clube) e às Participações de Relevo (por Modalidade).

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...