REMODELAÇÃO DO PARQUE DE VALE FARO EM CERCA DE 300 MIL EUROS

A Câmara Municipal de Albufeira deliberou recentemente aprovar a Remodelação do Parque Infantil de Vale Faro. As obras têm um prazo de execução de 60 dias. Trata-se de um investimento de cerca de 150 mil euros, que proporcionarão às crianças mais diversão e mais segurança. Porém, as melhorias neste Parque não ficam por aqui: decorrem investimentos nos percursos pedestres existentes, no valor de cerca de 120 mil euros, um novo piso para o parque das crianças e umas novas escadas, o que totaliza cerca de 300 mil euros.

O Município de Albufeira vai investir cerca de 300 mil euros no Parque de Vale Faro, sendo que desse valor, 149.750,00 euros se destinam a obras de requalificação do Parque Infantil, valor que é acrescido em mais 8 mil euros para a substituição do piso dessa zona para crianças, por forma a melhorar as condições de utilização deste espaço. Os trabalhos de remodelação vão ser executados durante 60 dias.

O parque de Vale Faro, inaugurado em agosto de 2001, ocupa uma área de cerca de 3 hectares, onde os olhares dos visitantes convergem num espelho de água, formado no lago que recebe as águas tratadas da ETAR de Albufeira, criando assim um ambiente tranquilo e agradável aos que passeiam pelos inúmeros percursos deste espaço. Actualmente decorrem igualmente obras de melhoria dos actuais percursos pedestres, num investimento que ronda os 10 mil euros e neste campo destaca-se a abertura de um novo percurso que dará ligação à zona do “Albufeira Shopping”, o que implica a construção de uma ponte de madeira no valor de cerca de 35 mil euros.

Para o vereador responsável pela área dos parques urbanos, Rogério Neto, “este Parque é uma valia extraordinária para Albufeira. Trata-se de um pulmão verde muito paradisíaco mesmo no centro da cidade e que nem todos conhecem, mas vamos colmatar essa situação, atraindo para lá mais atividades. Neste momento, o único problema é a hora das descargas de águas da ETAR lá existente, mas estamos em diálogo com a empresa Águas do Algarve para que este incómodo seja resolvido de vez”, salienta.

Refira-se que para além do parque infantil, o Parque de Vale Faro compreende também vários equipamentos, como o parque de merendas com ténis de mesa e o circuito de manutenção com material para a prática de exercício físico, oferecendo aos utentes uma grande diversidade de atividades.

Outra novidade prende-se igualmente com o bem estar animal, na medida em que está já “projetada a criação de um recinto fechado, dotado de enriquecimento ambiental, com equipamentos destinados ao lazer e exercício canino”, salienta ainda o vereador responsável.

Com estas melhorias, o Município acredita que os cidadãos beneficiarão de um excelente parque verde, seguro e com a garantia de um espaço tranquilo e, em simultâneo, com muitos motivos de diversão.