PRAIAS DE ALBUFEIRA LIDERAM EM “QUALIDADE DE OURO”

Albufeira volta a ser o concelho a nível nacional com o maior número de praias com Qualidade da Água de Ouro, galardão que ostenta há seis anos consecutivos. Esta época são 22 as zonas balneares classificadas com o grau de Ouro, mais uma do que no ano passado, com a praia dos Alemães a entrar para a lista divulgada pela Quercus.

Albufeira é, uma vez mais, o concelho com o maior número de “Praias com Qualidade de Ouro”, 22, mais uma em relação ao ano passado, o que somado às 25 praias com Bandeira Azul da Europa, vem reforçar a imagem do maior destino turístico do país.

O galardão é atribuído no início de cada época balnear pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza às zonas balneares do país, cujas águas apresentem melhores resultados em termos de qualidade. Este ano foram classificadas as seguintes praias com qualidade de Ouro: Alemães, Arrifes, Aveiros, Belharucas, Castelo, Coelha, Evaristo, Falésia Alfamar, Galé – Leste, Galé – Oeste, Manuel Lourenço, Maria Luísa, Oura, Oura Leste, Peneco, Pescadores, Rocha Baixinha, Rocha Baixinha – Nascente, Rocha – Baixinha Poente, Salgados, Santa Eulália e São Rafael. Refira-se que para conseguir alcançar o título de praia de ouro, as análises realizadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) têm de apresentar o nível de excelente durante os últimos cinco anos.

A insígnia de Ouro da Quercus junta-se à classificação da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que este ano atribuiu a Albufeira 26 Bandeiras Azuis, uma das quais à Marina de Albufeira, a par com as praias dos Alemães, Arrifes, Aveiros, Barranco das Belharucas, Castelo, Coelha, Evaristo, Falésia-Açoteias, Falésia-Alfamar, Galé Leste, Galé Oeste, Inatel, Manuel Lourenço, Maria Luisa, Olhos de Água, Oura, Oura Leste, Peneco, Pescadores, Rocha Baixinha, Rocha Baixinha Nascente, Rocha Baixinha Poente, São Rafael, Salgados e Santa Eulália.

Na presente época balnear, Albufeira é o Município com o maior número de galardões que atestam a qualidade das suas praias, líderes em Bandeiras Azuis e em Qualidade de Ouro. O presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva e Sousa, afirmou estar muito orgulhoso por “continuarmos na linha da frente em matéria de qualidade ambiental das praias do concelho”, o que revela um “empenho contínuo e um árduo trabalho desenvolvido pela Autarquia em articulação com as várias entidades responsáveis pela gestão das zonas balneares”. O autarca salientou ainda que “Albufeira continua a liderar com as melhores praias, quer em termos ambientais quer de segurança, o que justifica que seja o destino mais procurado pelos turistas nacionais e estrangeiros”.