População de Albufeira é Convidada a Apresentar Propostas

Orçamento Participativo 2016

No próximo dia 6 de abril começa a recolha de propostas para o Orçamento Participativo 2016, um processo de gestão partilhada entre o Município e a população que visa promover uma gestão de proximidade entre decisores e cidadãos, aumentando a transparência e o reforço dos mecanismos de corresponsabilização.

Após a aprovação do Executivo no passado mês de janeiro, o Orçamento Participativo (OP) 2016 do Município de Albufeira começa, agora, com a recolha de propostas, processo que vai decorrer a partir do próximo dia 6 de abril e que se prolonga até ao dia 16 do mesmo mês.

O OP que abrange todo o território municipal é, este ano, dedicado à promoção da “Qualidade de Vida” e dispõe de uma verba de 100 mil euros, destinada a financiar os projetos que vierem a ser selecionados pelos cidadãos do Concelho.

A primeira sessão pública de participação está agendada para o próximo dia 6 de abril, a partir das 20h30, e vai decorrer nas instalações da Escola EB 2,3 da Guia.

Refira-se que o objetivo destas sessões passa por promover a apresentação de propostas de investimento destinadas a favorecer a definição coletiva de prioridades através do debate a implementar entre todos os participantes. No final pretende-se que haja consenso para eleger as propostas que apresentem melhores condições para prosseguir para a fase de análise técnica.

As próximas sessões já estão marcadas e vão decorrer de acordo com o seguinte calendário: 9 de abril – Escola Secundária de Albufeira (20h30) | 11 de abril – salão da Junta de Freguesia de Paderne (17h00) | 13 de abril – Escola EB 2,3 de Ferreiras (20h30) e 16 de abril – Escola EB 1 de Olhos de Água (20h30).

O OP foi implementado pela primeira vez, em Albufeira, durante o ano passado. Obteve bastante adesão por parte da comunidade, estando neste momento a decorrer a execução do projeto vencedor que visa a construção de um Centro de Bem-Estar Animal, em Vale Pedras, junto ao Estaleiro Municipal.