“PERTO DO BELO” JOALHARIA CONTEMPORÂNEA NA GALERIA SAMORA BARROS

No próximo sábado, 2 de julho, pelas 17h30, inaugura na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, em Albufeira, a exposição de Joalharia Contemporânea “Perto do Belo”, de Manuela de Campos Xavier. A mostra vai estar patente ao público até dia 30 de julho, podendo ser visitada de segunda-feira a sábado, das 15h00 às 20h00 e das 21h00 às 23h00. A Galeria encerra aos domingos e feriados.

O gosto por joias e pedras preciosas sempre esteve presente na vida de Manuela de Campos Xavier, quer pelo prazer de as possuir quer pela salutar vaidade de as usar.

Em 2013 iniciou a sua aprendizagem num curso de joalharia com o mestre joalheiro Filomeno Pereira de Sousa que no catálogo da exposição da artista sublinha que os seus trabalhos são de um “rigor técnico totalmente condizente com o bom gosto e elegância que caracterizam as suas obras, apresentando design e contemporaneidade. Executados com matérias preciosos, coloco esta joalharia muito perto do belo”.

Manuela de Campos Xavier pertence à terceira geração de portugueses nascidos em Moçambique e “como herança trago a mensagem genética do avô (minas do Muiane – Alto Ligonha) e da mãe, ambos conhecedores e amantes de pedras e metais”.

Depois de 35 anos nos quadros do Banco de Portugal, em 2013 iniciou-se na arte da joalharia contemporânea. É na Pontes Iguais – Galeria e Workshops de Joalharia de Filomeno Pereira, reconhecido mestre joalheiro com exposições em Portugal e no estrangeiro, que começa a explorar a sua “grande e antiga paixão”. A propósito desta aprendizagem diz ter sido fascinante mas lenta, exigindo trabalho árduo (intelectual e físico), o qual resulta na enorme satisfação de criar uma peça única. “Repensar a joalharia é um exercício que Filomeno Pereira de Sousa nos exige a cada novo projeto, a cada nova técnica que nos dá a conhecer. Na escola, discretamente, existe um lema escrito – ULTRAPASSE O BANAL”, revela.

Do seu percurso destaca-se a participação em “Corpo Restrito”, um projeto ousado e ambicioso na área da joalharia contemporânea e, em 2014, o primeiro prémio alcançado no concurso internacional Portojóia 25 anos.

Manuela faz questão de dedicar esta sua exposição a Xavier Franck, artista algarvio fundador e presidente da Curioso Aplauso, uma associação sociocultural que promove a dinâmica das artes na sua pluralidade e que em 2016 fundou a OVA – Orquestra Visual do Algarve, um projeto original e inovador que liga a música às artes visuais. No 1º Piso da Galeria, nas mesmas datas, estará igualmente patente ao público uma Exposição de Técnicas Mistas, da autoria de Xavier Franck.”