PEÇA PREMIADA “LEÔNCIO E LENA” PASSA PELO AUDITÓRIO DE ALBUFEIRA

A peça vencedora do 1.º Convite à Criação lançado pela Rede Azul- Rede de Teatros do Algarve, vai subir ao palco do Auditório Municipal de Albufeira no dia 10 de fevereiro, às 21h30. “Leôncio e Lena”, criação de João de Brito a partir do texto de Georg Büchner, narra a história dos reinos do barlavento e do sotavento algarvios, numa peça original e divertida que revela as especificidades da cultura e história da região. Os bilhetes já estão à venda!

Albufeira vai ser paragem obrigatória da digressão de “Leôncio e Lena” em terras algarvias. A récita é já no dia 10 de janeiro, às 21h30, no Auditório Municipal.

O texto do dramaturgo alemão Georg Büchner, que serve de base a esta peça, é transversal a todas as gerações e sociedades. Uma narrativa simples e ao mesmo tempo vanguardista que não deixou João de Brito indiferente, que aproveitou o romantismo e poética das palavras para trabalhar questões como o metateatro, a dissonância, a música, o vídeo e a desconstrução. Partindo desta base dramatúrgica, o encenador procurou as identidades e especificidades da história e cultura algarvias, os inevitáveis contrastes entre barlavento e sotavento, e criou uma peça original, questionadora e cativante.

A narrativa é sobre os dois reinos que dividem o Algarve, o pequeno reino do Barlavento e o pequeno reino do Sotavento. Leôncio e Lena são príncipes destes distintos reinos. Por vontade real, os seus destinos cruzar-se-ão por vias do matrimónio. Ambos fogem para Lisboa. Sim, diz que se cruzam e sem se conhecerem apaixonam-se e casam. Ah o acaso e tal, mas não é bem assim.

Os bilhetes já estão à venda no CIAC da Câmara Municipal de Albufeira e na Biblioteca Lídia Jorge, nos dias úteis, entre as 9h00 e as 16h00, e no próprio dia do espetáculo no Auditório Municipal, das 19h30 às 21h15. Para mais informações ou reservas: 289599645.