Património Industrial em Albufeira - Passado e Presente

O Município de Albufeira associa-se às Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema “Património Industrial e Técnico”, com a realização de um programa que decorre durante toda a tarde do dia 26 de setembro. Os participantes devem estar às 14h00, no Miradouro do Pau da Bandeira, local marcado para o início da visita.

No âmbito das Jornadas Europeias do Património, a decorrer de 25 a 27 de setembro, que este ano coincidem com a comemoração do Ano Europeu do Património Industrial e Técnico, a Câmara Municipal de Albufeira organizou a iniciativa “Património Industrial em Albufeira – Passado e Presente”, que irá ter lugar na próxima terça-feira, dia 26 de setembro.

Pelas 14h00 realiza-se uma visita à zona antiga da cidade, acompanhada por Ana Paula Azinheiro, autora do livro “Albufeira Histórias do Passado – 1950|1960”, que se destina a observar os locais onde outrora existiam fábricas de conserva de peixe. Trata-se de Património industrial importante, ligado às tradições piscatórias da então vila de Albufeira, que vai ser explicado pelo recurso a visualização de imagens da época, o que irá permitir ver as principais diferenças entre o passado e o presente daquela que atualmente é a capital do turismo português.

Às 16h00, decorre uma visita à exposição “Um Olhar sobre os Caminhos de Ferro no Algarve”, patente no Museu Municipal de Arqueologia até ao dia 31 de dezembro.

O programa encerra pelas 17h00, com o espetáculo “3 Estações na História Industrial”, um momento de animação em que os atores do projeto “Robin Hood”, através de música, dança e muito trabalho irão recriar um ambiente laboral envolto em cansaço, raiva, mas também amizade e amor.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo mais de 40 países, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a importância da proteção de um legado que nos permite conhecer melhor a nossa identidade e a história dos lugares, contribuindo, desta forma, para a construção de um futuro melhor.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...