Palestra "Educação para a Segurança da Criança na Água"

Palestra "Educação para a Segurança das Crianças na Água"

Perto de uma centena de pessoas, entre pais, encarregados de educação, diretores de estabelecimentos escolares, professores, educadores, funcionários dos ATL, alunos de vários graus de ensino, agentes de proteção civil e população em geral, participaram, na passada segunda-feira, dia 8, na palestra “Educação para a Segurança das Crianças na Água”.

O verão já começou e o bom tempo e as férias que se avizinham são razões mais do que suficientes para miúdos e graúdos começarem a programar as idas à praia e à piscina. É a época em que ocorrem mais acidentes por afogamento, pelo que é preciso estar alerta para evitar o drama e saber atuar em caso de emergência.

Consciente sobre a importância do problema o Município de Albufeira, através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), organizou uma palestra que teve por objetivo alertar a população para os cuidados a ter com as crianças quando existe água por perto.

O número de presenças, perto de uma centena de participantes, confirmou a importância do tema que é, cada vez mais, uma preocupação para as autoridades, sobretudo durante esta época do ano.

Das questões abordadas destaque-se a que se prende com a necessidade de promover regras e comportamentos na área da prevenção, quer por parte das famílias quer de professores e educadores, o que aliado a uma vigilância apertada irá contribuir para a diminuição dos acidentes e mortes por afogamento. Foram também discutidas as regras de segurança nas embarcações, praias, parques aquáticos, ribeiras, poços, em casa, em piscinas particulares e públicas e como agir em situação de emergência.

Ana Vidigal, vereadora com a responsabilidade da Proteção Civil, chamou a atenção de pais e educadores para a responsabilidade de proteger as crianças alertando para a existência de perigos. “As férias estão quase a começar e uma ida à praia ou à piscina é sempre muito agradável, quer a criança o faça em família ou com os coleguinhas do Jardim de Infância ou do ATL. No entanto, para estes momentos sejam vividos em segurança é imprescindível educar os mais novos sobre os cuidados a ter com a exposição solar, a alimentação e os banhos, o significado das bandeiras e sobretudo para a importância de saber respeitar as instruções dos adultos: pais, educadores e nadadores-salvadores”.

A iniciativa contou com a participação da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), Autoridade Marítima, Polícia Marítima, Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira (ANSA) e da AQUAFORM.