PADERNE QUER SER ALDEIA MARAVILHA DE PORTUGAL

PADERNE QUER SER  ALDEIA MARAVILHA DE PORTUGAL

O Município deu já início a uma ação comunicacional, apostado em obter uma nova chancela para a Aldeia de Paderne: a de “Aldeia Maravilha de Portugal” - categoria de Aldeia Rural. Na passada quarta-feira à noite, houve uma acção de sensibilização na Aldeia para que no dia 16 de julho todos votem em Paderne. Nesta Gala serão apuradas as duas finalistas deste concurso.

Albufeira está a preparar-se para receber, a 16 de Julho, a Gala televisiva da RTP na qual serão apuradas as duas finalistas do concurso “7 Maravilhas das Aldeias de Portugal”, com transmissão em direto às 21h00 a partir de Paderne (Largo do Estádio João Campos). A cada aldeia será atribuído um número de valor acrescentado, que será divulgado no inicio da Gala. Durante esse dia haverá transmissões sobre as diversas potencialidades desta freguesia de Albufeira.

De referir que das 332 candidaturas apuradas no referido concurso, Paderne foi apurada como finalista na categoria de “Aldeias Rurais”.

A iniciativa pretende criar um novo roteiro turístico para Portugal e conta com o apoio institucional do Gabinete do Ministro Adjunto, do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretária de Estado do Turismo, do Turismo de Portugal, da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Centro Nacional de Cultura, Federação Minha Terra, e Associação Portugal Genial.

A candidatura, preparada e apresentada pela Câmara Municipal de Albufeira, cumpriu o grande objetivo de colocar Paderne nesta importante montra de promoção.

Ontem à noite, no Auditório da Caixa de Crédito Agrícola-Paderne houve uma acção de divulgação deste concurso e de sensibilização para que todos os albufeirenses colaborem para que Paderne se destaque no mapa das aldeias turísticas de Portugal.

A organização das “7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias” pretende mostrar uma parte importante do território que merece ser valorizado, destacando valores como a proximidade,

a simplicidade ou a autenticidade. Esta organização vai permitir mostrar o território fora dos centros urbanos como uma fonte de oportunidades, destacando o património histórico, natural, gastronómico e incidindo muito particularmente nas pessoas. Diversas pessoas estiveram presentes e aplaudiram fortemente o esforço do Município para criar dinâmicas que destaquem o interior do concelho.

Na altura, o Presidente da Junta de Freguesia, Miguel Coelho, expressou sentir “um grande contentamento por ver enaltecida a nossa Aldeia. Desta Junta de Freguesia e de mim, podem contar com todo o apoio. Espero que esta classificação seja um incremento para apoiar Paderne na múltiplas situações que tem ainda a solucionar”. Por seu turno, o Presidente da Câmara Silva e Sousa explicou de como decorreu este processo: “Estive em Lisboa, reunido com os responsáveis por este concurso e por considerar que pode ser um salto qualitativo para a imagem desta Aldeia, não só ao nível turístico, como cultural e ambiental, é que aderi a esta ideia com convicção. Se quisermos e acreditarmos, Paderne pode vencer a classificação de Aldeia Maravilha na categoria de Aldeia Rural e destacar-se não só no país como no estrangeiro. Com isso, todos ganharemos, não pela só na grande satisfação de termos uma aldeia bonita, bem tratada e com história, como também pela atração de um público que aprecia conhecer estas maravilhas e faz destas descobertas o motivo do seu turismo”. Também o Presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, Paulo Freitas, mostrou o seu contentamento: “Apoio totalmente esta iniciativa. Quem não tem memórias sobre esta Aldeia, que é essencialmente uma aldeia muito bonita. Na próxima quinta-feira, a Assembleia Municipal decorrerá aqui em Paderne e antes da Ordem do Dia, iremos sensibilizar todos os presentes para participarem neste concurso, o qual poderá dar-nos um excelente retorno. Aliás, já deu, mas poderá ainda dar muito mais.”

A fim de obter a melhor votação possível, o Município deu já início a uma acção comunicacional, apostado em obter uma nova chancela para a Aldeia de Paderne, uma maravilha da ruralidade portuguesa.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...