OPTO REAFIRMA A SUA POSIÇÃO COMO UM DOS MAIORES EVENTOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO NO PAÍS

Versão de impressãoSend by emailVersão PDF

O OPTO despede-se até ao próximo ano, registando nesta 5ª edição a maior participação de sempre – cerca de 5 500 visitantes, mais de meia centena de atividades diferentes e um programa de animação onde os jovens foram os principais protagonistas. O Fórum de Educação e Formação do Algarve é uma organização conjunta do Município de Albufeira, Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região do Algarve e Instituto do Emprego e Formação Profissional. Conta ainda com a colaboração dos 3 Agrupamentos de Escolas de Albufeira e com o apoio da rádio universitária “Rua FM”.

A quinta edição do OPTO – Fórum de Educação e Formação do Algarve voltou a reunir milhares de visitantes, durante três dias (11, 12, 13 de maio), no Pavilhão Desportivo de Albufeira, que mais uma vez se transformou num espaço privilegiado para os jovens da região que nesta altura do ano se confrontam com a difícil tarefa de refletir e decidir sobre as suas escolhas vocacionais.

Cerca de 5500 pessoas, mais meio milhar em relação ao ano passado, entre jovens, professores, encarregados de educação, visitaram os vários stands, onde estiveram representadas instituições de diferentes pontos do País na área do ensino público e privado: universidades, politécnicos, centros de formação, agrupamentos escolares, escolas profissionais, associações, autoridades policiais e de socorro e outras entidades ligadas ao ensino e formação.

Durante três dias, o programa foi preenchido por demonstrações gastronómicas, degustação de pratos, atividades desportivas, danças, canto, poesia, apresentação de experiências laboratoriais, demonstrações cinotécnicas e equestres e muita animação, a maior parte protagonizada por jovens, solução que contribuiu, não só para atrair a comunidade escolar, mas também os adultos (pais, familiares, amigos e público em geral) que aproveitaram para assistir e aplaudir as várias performances. No que respeita à animação o destaque vai para os três agrupamentos de escolas de Albufeira, que contribuíram com diferentes propostas de atividades, envolvendo alunos de diferentes cursos e anos de escolaridade. Este ano, os jovens puderam experimentar algumas atividades com mais adrenalina como a parede de escalada, que chamava a atenção logo à entrada do Pavilhão, slide e rappel, que juntamente com o insuflável estiveram disponíveis ao longo de todo o evento.

Para além dos alunos e professores que optaram por passar pelo Fórum de forma espontânea, há registar a participação, através de visitas marcadas, das escolas de Albufeira e de alguns estabelecimentos de ensino dos concelhos de Loulé, Olhão, Silves e Faro.

O certame, que na edição anterior já tinha sido considerado por todos como “o melhor e mais participado de sempre”, conseguiu nesta quinta edição, apesar da tolerância de ponto do dia 12 de maio que implicou a desmarcação de algumas participações, superar os números do ano passado em 500 visitantes, posicionando-o como uma das maiores e mais importantes iniciativas realizadas no País na área da educação e da formação profissional. A dimensão e complexidade do Fórum, cujas atividades funcionam em quatro espaços distintos (espaço interior, palco, zona de demonstrações culinárias e espaço exterior) envolveram equipas de montagem e desmontagem com cerca de 50 trabalhadores, ao que há a acrescentar a presença permanente, ao longo dos 3 dias do evento, de 25 colaboradores de diferentes serviços da Autarquia, que juntamente com a equipa responsável pelo planeamento e organização fazem do OPTO uma das iniciativas de maior sucesso na área da Educação e Formação.

Em entrevista à Rua FM, media partener do OPTO, após a visita aos expositores, Carlos Silva e Sousa confirmou o sucesso do Fórum que já vai na sua 5ª edição, o que revela a forte adesão por parte dos expositores e o crescente interesse do público a que se destina (estudantes do 3º ciclo e secundário, vocacional e profissional, para além dos profissionais na área educativa e formativa, pais e encarregados de educação e comunidade em geral), número que tem vindo a crescer ano após ano. “Este é um evento que ultrapassa os limites do nosso concelho, chegando aos jovens de todo o Algarve e até do Alentejo. Em termos de avaliação, há que dizer que não conseguimos saber ao certo sobre a repercussão do evento na vida dos estudantes, mas o indicador de participação por si só já revela o seu sucesso, bem como o envolvimento dos agrupamentos escolares do concelho, que fazem parte da organização, desde o seu início”. O presidente destacou que “Albufeira é um concelho jovem, pelo que temos a obrigação e fazemos uma enorme aposta em todas as medidas que possam contribuir para fazer os nossos jovens felizes; para isso é fundamental disponibilizar as ferramentas para que saibam fazer as melhores escolhas, porque num mundo que é cada vez mais competitivo é fundamental fazer-se o que se gosta. Mas há também que pensar nas saídas profissionais e este Fórum é um local privilegiado para que se possam informar, refletir e tomar as melhores decisões”. 

 

Galeria de Fotos: 

Seção do Portal: 

Data de Publicação: 

25/05/2017