“O TÍTULO” APRESENTA-SE NA BIBLIOTECA LÍDIA JORGE

“O TÍTULO” APRESENTA-SE  NA BIBLIOTECA LÍDIA JORGE

Será às 16h00 do dia 2 de Abril, que a Biblioteca Municipal Lídia Jorge abre as portas para a apresentação do livro “O Título – uma transmodernização das coisas”, de Thomas Bogg, um jovem que tendo residido até aos 18 anos em Albufeira, fundou há quatro anos um círculo de escritores em Essex, Inglaterra.

“O Título – uma transmodernização das coisas” é uma compilação de textos “à procura da sua leitura possível”, conforme refere o autor a propósito deste trabalho. Assente na linha da possibilidade de ser literatura, de ser passível de lida, de vir a tornar-se num livro, “O Título” espelha “uma leitura variada do mundo, uma leitura incompatível consigo própria. Um exemplo possível do realmente possível“, conforme se lê no texto de apresentação.

O autor, de ascendência britânica, nasceu em 1991 e viveu em Albufeira até aos 18 anos, altura em que “experimentou passagens pelo ensino superior e pelo emprego profissional sem sucesso”, incluindo estadias em Aberdeen, na Escócia, e posteriormente em Lisboa. Foi em 2012, quando decidiu ingressar no curso de Filosofia da University of Essex na Inglaterra, onde fundou a Essex Writers’ Circle, que terminou a sua licenciatura.

Thomas Bogg começou a escrever aos 17 anos e agora de regresso a Portugal devota-se a diversas actividades literárias, esperando “estimular o futuro da literatura Portuguesa”.

Do texto que prefacia “O Título”, lemos que “ esta escrita – esta concretamente feita, não essas abstraidamente referidas – é apenas uma leitura variada do mundo, uma leitura incompatível consigo própria. A perspetiva que se deseja transmoderna, para concentrar, ainda se por extratos e ambiguidades que saltitam paragraficamente, a possibilidade de O Texto, tornando-o possivelmente alucinável, na concentração completamente impensável aqui. A possibilidade de um livro que faz precisamente este trabalho, em si. A transmodernização é uma perspetiva completamente inventada: a esperança de uma ficção que consiga cativar o sujeito intencional no seu ato recreativo do mundo. Na intensidade e intensificação do seu processo significativo. Isto que é agora uma sinopse ainda por ser escrita, possivelmente.”

A apresentação está marcada para as 16h00 de Sábado, 2 de Abril, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge.