MUSEU DE ALBUFEIRA APRESENTA-SE NA FNAC COM A INICIATIVA “ALBUFEIRA: VIAGENS AO PASSADO”

Nos dias 21 e 22 de novembro, o Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira sai fora de portas para levar até à FNAC, em Faro, o programa “Albufeira: Viagens ao Passado”. Trata-se de uma iniciativa que resulta de uma parceria entre a Rede de Museus do Algarve e a FNAC com o objetivo de dar a conhecer ao grande público os museus da região.

A iniciativa, que teve início no passado mês de junho, culmina com a apresentação do Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira, este fim de semana, 21 e 22 de novembro, na FNAC de Faro. O programa integra, na parte da manhã, entre as 10h00 e as 13h00, a atividade “Uma Cidade, um Museu e muitas histórias”, dedicada ao público juvenil, que através do tradicional Jogo da Glória irá ficar a conhecer melhor a história da cidade.

A partir das 14h00 até às 17h00, será exibido o filme “Outras Viagens, outros Olhares”, realizado pelo Museu de Arqueologia com base em imagens, cedidas pela RTP, da Praia de Albufeira, na década de 60 do século XX. A película, que tem a duração de 45 minutos, conta com depoimentos de personalidades que à época passavam férias em Albufeira, nomeadamente Lídia Jorge, Marcelo Rebelo de Sousa e Romero Magalhães. No final haverá, ainda, o visionamento de 60 fotografias, que irão, igualmente, ajudar nesta viagem ao passado, que inicia com uma gravura de Albufeira de J. Hill, publicada em 1813, e termina com uma imagem da atualidade.

O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira localiza-se na Praça da República, integra a Rede Portuguesa de Museus, desde 2003, e a Rede dos Museus do Algarve, desde 2007. É composto por quatro núcleos históricos relativos a diferentes períodos: pré-história, romano, visigótico-islâmico e idade moderna, possuindo sala de exposições temporárias e um serviço de visitas guiadas à zona antiga da cidade.

Este fim de semana não fique em casa, junte a família e vá até à FNAC, em Faro, fique a conhecer mais um Museu e um pouco da história da cidade de Albufeira!

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...