Municipio de Albufeira Celebrou o dia da Espiga

Reza a tradição, que na Quinta-Feira de Ascensão, Dia da Espiga, o dia se inicie com um passeio matinal pelo campo, onde se colhem espigas de vários cereais, flores campestres e raminhos de oliveira para formar um ramo, a que se chama de espiga. Em Albufeira cumpriu-se o costume e celebrou-se a Festa da Espiga com um conjunto de atividades para miúdos e graúdos.

ite'>, uma celebração que ocorre 40 dias após a Páscoa.

Este ano, a festa contou com a colaboração do Centro Educativo do Cerro d´Ouro e incluiu diversas atividades intergeracionais.

O dia teve início com uma caminhada no campo para apanhar os cinco elementos do ramo da espiga (papoila, espiga de trigo, ramo de oliveira, romaneira e malmequer), seguida de um almoço partilhado, momentos musicais com atuação do Grupo Coral do Centro de Dia do Rossio, do grupo de alunos da EB1 do Cerro D’Ouro, Dança Tradicional do Clube Avô e acordeonista.

Crianças e seniores participaram nos vários ateliers espalhados pelo pátio da escola, entre eles, circuito do mel, arte da empreita, olaria, costura, circuito do pão, jogos tradicionais, hora do conto, a escola de antigamente, carimbos, coroas de flores e horta.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, esta iniciativa permitiu “reativar as tradições de forma saudável através de um convívio intergeracional, onde os mais idosos, com os seus saberes, vão mostrando aos mais novos como eram as suas vivências e transmitindo-lhes valores”. José Carlos Rolo salientou a importância deste tipo de eventos, que fazem de “Albufeira um município educador e inclusivo”.

A festa contou com a participação dos utentes do Centro de Dia do Rossio, Fundação António Silva Leal, Centro Paroquial de Paderne e Quinta da Palmeira, Município de Albufeira (Clube Avô), e alunos da Cresce do Centro Paroquial de Paderne e EB1 de Vale Parra, num total de 300 seniores e 80 crianças.