Municipio de Albufeira assinalou a abertura da Época Balnear

Albufeira assinalou a abertura oficial da época balnear no dia 15 de maio com uma cerimónia na praia dos Pescadores. O evento integrou a apresentação dos equipamentos de limpeza das praias e demonstrações de salvamento a banhistas.

Na passada sexta-feira, dia 15 de maio, a Praia dos Pescadores, em Albufeira foi palco da Cerimónia de Abertura da Época Balnear que decorreu com a presença de responsáveis da Autarquia, Assembleia Municipal, Autoridade Marítima, Polícia Marítima, Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira (ANSA) e Proteção
Civil Municipal.

O evento serviu para efetuar a demonstração dos meios de salvamento e socorro, apresentar os equipamentos de limpeza das praias e realizar a entrega de duas cadeiras anfíbias, destinadas às praias Manuel Lourenço e Oura.

A equipa de limpeza das praias, constituída por 15 funcionários, seis máquinas de limpeza com trator acoplado e duas viaturas de recolha, estava devidamente representada num momento de grande simbolismo para o Município. Feita a explicação técnica sobre o funcionamento dos serviços, que ficámos a saber começam a laborar a partir das 4 horas para que tudo fique em perfeitas condições para receber os banhistas, seguiu-se uma demonstração de limpeza mecânica do areal. Refira-se que a equipa de limpeza das praias realiza uma média anual de 3 mil horas de trabalho e que só durante o mês de agosto (o mais concorrido do ano) são recolhidas cerca de 5toneladas diárias de resíduos através do processo de recolha mecânica e manual.

No Posto de Praia os nadadores salvadores da ANSA e uma viatura todo-o-terreno da Polícia Marítima com capacidade de evacuação do areal estavam em estado de prontidão para colaborar na simulação de afogamento com demostrações de salvamento. Uma lancha de alta velocidade da Polícia Marítima, uma embarcação salva-vidas e uma mota de salvamento do Instituto de Socorros a Náufragos completavam os meios à disposição no cenário de operações. Concluídos os salvamentos com boia torpedo, prancha e mota de água, realizados com a colaboração da ANSA, o evento terminou com uma demonstração da capacidade dos meios da Estação Salva-Vidas de Ferragudo, com evacuação de náufrago por um veículo da capitania de porto.

José Carlos Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, referiu que o prolongamento da época balnear já é uma tradição em Albufeira “Somos o município com a maior época balnear a nível do Algarve, quase cinco meses, começa hoje e prolonga-se até 18 de outubro, o que é possível graças às condições climatéricas únicas que aqui se verificam e às excelentes infraestruturas de que dispomos”. Albufeira tem uma costa com cerca de 30 Km, 25 praias classificadas para a prática balnear, das quais 24 com bandeira azul, sendo há muitos anos líder nacional deste galardão de qualidade ambiental. O autarca aproveitou para enaltecer “o trabalho exemplar dos funcionários, sem o qual não seria possível manter estes padrões de qualidade, e para agradecer a todas as entidades que zelam pela segurança dos banhistas, nomeadamente a Autoridade Marítima, ANSA, Bombeiros, GNR, Cruz Vermelha e Proteção Civil. José Carlos Rolo fez questão de salientar que “Albufeira é um destino turístico inclusivo, com condições para que todos possam usufruir das suas belezas naturais, exemplo disso é a oferta, por parte do Município, destas duas cadeiras anfíbias/tiraló, às praias Manuel Lourenço e Oura, o que vem reforçar os equipamentos que possibilitam a prática de banhos a pessoas com mobilidade reduzida. Neste momento temos 13 praias acessíveis e todas já dispõem deste equipamento”.

A partir de agora está tudo preparado para receber em segurança os milhares de turistas que todos os anos procuram Albufeira para as suas férias. Para além da preparação de toda esta logística, a Autarquia vai dar início às campanhas de sensibilização sobre os cuidados a ter com o sol, regras de segurança na praia, proteção das arribas, entre outras iniciativas. Refira-se que de acordo com a Autoridade Marítima a maior parte dos acidentes com banhistas resulta do seu próprio comportamento “uma atitude cívica e cuidadosa por parte dos utentes das praias é o maior seguro contra acidentes e afogamentos”, por isso nunca é demais realçar “uma praia segura exige um cidadão responsável”.