MUNICÍPIO INVESTE NA CONSTRUÇÃO E REQUALIFICAÇÃO DE PARQUES INFANTIS

Mais de 1 milhão de euros - é esse o valor que o Município de Albufeira investiu nos últimos tempos na construção, melhoramento e manutenção dos Parques Infantis Públicos do concelho. Com uma rede de 24 equipamentos distribuídos por todas as freguesias, a segurança e a diminuição do risco de acidentes é uma das principais preocupações de um Município com uma elevada taxa de população jovem.

A Câmara Municipal de Albufeira está a proceder à verificação, requalificação e construção de novos Parques Infantis públicos em todas as freguesias do Concelho, num investimento total superior a 1 milhão de euros.

Para além da cobertura de todos os estabelecimentos de ensino com parques infantis, a Autarquia tem vindo a apostar na construção de parques públicos, de utilização livre, bem como no melhoramento dos espaços de jogo e recreio existentes de forma a garantir o cumprimento de todas as regras de segurança e a diminuição do risco de acidentes.

Albufeira é um concelho com uma elevada taxa de população jovem (16,6% de acordo com dados de 2015 da PORDATA), o que faz com que o Município tenha uma especial atenção com este tipo de infraestruturas. Com uma rede de parques infantis públicos constituída por um total de 24 equipamentos distribuídos pelas 4 freguesias (14 na freguesia de Albufeira e Olhos de Água, 4 em Ferreiras, 4 na Guia e 2 em Paderne) é necessário fazer um esforço enorme para manter tudo dentro das normas regulamentares de segurança.

A partir de 2014 foi feito um levantamento exaustivo das condições de funcionamento de todos os parques infantis do Concelho, o que levou à abertura de vários procedimentos concursais, cujas intervenções, algumas já concluídas e outras em execução, vão do ajustamento das áreas de segurança, à substituição de pavimentos e peças danificadas, relocalização de equipamentos de acordo com a sua utilização e tratamentos de manutenção ao nível das madeiras e vedações.

Entre as intervenções mais significativas sublinhamos a adjudicação de pavimentos “In Situ”, no valor de € 309 876,46, com vista a colmatar a deterioração normal verificada nos pavimentos de alguns parques infantis com mais de 10 anos de utilização, vários fornecimentos destinados à substituição de peças e manutenção, com um investimento total a rondar os 73 mil euros e a abertura de um concurso público para fornecimento de trabalhos de manutenção e inspeções periódicas de parques infantis no concelho pelo período de 3 anos (2018-2020), pelo valor de € 371 700,00. Este último procedimento encontra-se ainda a decorrer, prevendo-se que fique concluído até ao final do ano.

Entre as obras mais recentes há a destacar a execução do Parque Infantil Dr. Frutuoso da Silva, no jardim que fica nas traseiras do Museu de Arte Sacra, com uma vista privilegiada sobre a Praia do Peneco. A empreitada foi adjudicada pelo valor de € 71 070,37 e consistiu na construção de raiz de um novo equipamento destinado aos mais pequeninos. A área de jogos e de recreio foi buscar inspiração à paisagem que se avista do local: o pavimento foi modelado para simular as ondas do mar e uma estrutura em forma de estrela e um polvo são os equipamentos que convidam a escalar, trepar e escorregar com muita alegria e imaginação. A segurança do local será reforçada pela colocação de um gradeamento e portão a instalar nos próximos dias; o valor desta intervenção rondou os 5 mil euros.

Também o Parque Infantil de Vale Faro está a sofrer obras de remodelação, num investimento próximo dos 150 mil euros que, à semelhança do anteriores, visa proporcionar às crianças e jovens de Albufeira mais diversão e segurança. Entre os novos equipamentos do Parque, destacamos um bonito castelo em madeira tratada, com 5,7 metros de altura, implantado numa área de aproximadamente 180m2. O equipamento, que também permite escalar, escorregar e trepar, está indicado para crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 12 anos. Há também baloiços e um castelo em menores dimensões, adequado aos mais pequeninos (a partir dos 3 anos).

Refira-se ainda, no passado mês de agosto, a inauguração de uma nova zona de parque infantil inclusivo, localizada no Parque Verde Urbano na entrada principal da cidade, que se insere no âmbito de um projeto mais alargado intitulado “Recreio para Todos” por integrar uma área de equipamento multigeracional e de crossfit, o referido parque infantil, uma praça central com bancos modernos, que permite estabelecer ligação á rede wifi, ouvir música ou simplesmente descansar.