Município de Albufeira acolheu "Fórum Europeu de Turismo para Todos"

Chega hoje ao fim o Fórum Europeu de Turismo para Todos, que durante três dias reuniu, em Albufeira, alguns dos mais importantes operadores internacionais, especializados em turismo social. A Fundação Inatel e o Município de Albufeira foram os anfitriões da iniciativa, que ontem teve um dos seus pontos altos com a assinatura do Código de Ética da Organização Mundial do Turismo, que contou com a presença do presidente da Autarquia.

Centenas de congressistas de vários países da Europa reuniram-se ontem, no Auditório Municipal de Albufeira, para participar no segundo dia do Fórum Europeu de Turismo para Todos, este ano dedicado à Inovação e respostas para o futuro do Turismo que se quer cada vez mais responsável, inclusivo, acessível e sustentável.

O Encontro, promovido pela Organização Internacional de Turismo Social (OITS), reuniu em Albufeira alguns dos mais importantes operadores internacionais, especializados em turismo social.

A Sessão de Abertura contou com as intervenções de Fernando Ribeiro Mendes (presidente da Fundação Inatel), Carlos Silva e Sousa (presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Desidério Silva (presidente da Região de Turismo do Algarve), Alain Liberos (Unidade de Turismo, Indústrias Criativas e Emergentes, Comissão Europeia) e Jean Marc Mignon (presidente da OITS).

O presidente da Fundação Inatel referiu estar muito orgulhoso pela OITS ter acolhido positivamente a candidatura de Portugal para receber a edição 2015 do Fórum Europeu do Turismo para Todos, tendo salientado que “o que pesou na decisão foram as excelentes condições hoteleiras existentes na unidade do Inatel em Albufeira, mas também, por sermos, há muitos anos, uma referência europeia no Turismo para Todos”. Fernando Ribeiro Mendes destacou que a organização do Fórum “conferiu uma marca internacional às comemorações dos 80 anos da Fundação Inatel”, que integram a organização do Encontro. O tema do Fórum “Inovação no Turismo para Todos” é também um dos principais objetivos da Fundação, que é membro da OTIS há mais de 40 anos, partilhando valores como turismo social, responsabilidade social, turismo sustentável, contribuindo para o desenvolvimento das boas práticas e de interesses comuns entre os parceiros da Organização>>, sublinhou.

Refira-se que o presidente do Inatel fez questão de agradecer publicamente ao Município de Albufeira “a inexcedível colaboração na organização do evento”.

Carlos Silva e Sousa destacou a importância do certame, evidenciada na pertinência dos temas e da qualidade dos oradores convidados. “É importante que façamos esta reflexão conjunta sobre a importância do Turismo para Todos – a propósito, refira-se que o Turismo Inclusivo foi uma das questões que integraram o programa da minha campanha nas últimas eleições autárquicas – bem como ter a consciência de que ao abraçar esta causa temos que nos nortear por princípios que passam pela igualdade, solidariedade e dignidade humana”. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira referiu a importância da economia social como geradora de riqueza e emprego, sublinhando que a mesma está cada vez mais presente nas sociedades mais desenvolvidas. “Na Europa o Turismo Inclusivo representa mais de 90 mil milhões de euros, o que num concelho como Albufeira, com uma população que sabe receber bem, que não descrimina, e que tem tradições a nível da solidariedade, quer a nível individual quer das organizações, se tudo isto implicar desenvolvimento económico, então juntamos o melhor de dois mundos num só”. O autarca concluiu a sua intervenção, afirmando que as questões sociais exercem uma forte influência sobre a economia, estando o Município de Albufeira preparado para enfrentar este novo desafio”.

Destaque-se, na parte da tarde, à margem do Fórum, a assinatura do Código de Ética da Organização Mundial do Turismo por 10 organizações, nomeadamente a Fundação Inatel, Joie et Vacances (Bélgica), Federazione Italiana di Turismo Sociale (Itália), Pasar (Bélgica), Familiy Holiday Association (Reino Unido), Russian International Academy for Tourism (Rússia),SESC (Brasil), Conseil Québécois du Loisir (Canadá), UNAT (França) e Hungarian National Foudation for Recreation (Hungria).

O momento foi liderado por Márcio Favilla Luca de Paula, diretor executivo da OMT, e Jean Marc Mignon, da OITS, que convidaram o presidente da Câmara Municipal de Albufeira para testemunhar o ato, que irá, a partir de agora, veicular um total de 10 organizações de diferentes países a um conjunto de regras e práticas comuns.