MANUEL RIBEIRO APRESENTA LIVRO E EXPOSIÇÃO NA GALERIA SAMORA BARROS

Versão de impressãoSend by emailVersão PDF

A Galeria de Arte Pintor Samora Barros abre as portas a mais uma exposição de Manuel Ribeiro. O artista apresenta uma mostra de pintura, escultura e poesia, que reúne telas de paisagens pictóricas elaboradas a partir de várias técnicas e estilos, e esculturas executadas com pedras trabalhadas pelo mar, conchas e folhas secas. “As Águas do Ribeiro que Sou” dá também o título ao sétimo livro do autor, que será apresentado no próximo dia 3 de março, pelas 17h00. A exposição estará patente na Galeria até 27 de março.

No dia 3 de março, sexta-feira, Manuel Ribeiro apresenta o livro e exposição “Nas Águas do Ribeiro que Sou”, pelas 17h00, na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, situada no centro antigo da cidade.

Esta é a sua sétima obra mista, que reúne poesia, pintura e escultura e que retrata de forma metafórica as sensibilidades do autor, através de várias imagens reais da sua vida.

A exposição é composta por telas de paisagens pictóricas da realidade e da fantasia, de riachos, rios, mares, lagos e “das águas aladas das nuvens das emoções”, em várias técnicas e estilos. Já as esculturas são feitas a partir de pedras trabalhadas pelo mar, conchas e folhas secas.

Engenheiro de profissão, Manuel Ribeiro dedica-se à poesia e à pintura há mais de 50 anos, tendo realizado diversas exposições, individuais e coletivas, em Portugal e em África. A técnica deste artista, residente em Albufeira, combina diversos materiais e socorre-se essencialmente de óleos, tinta-da-china, acrílicos e pastel. Mas Manuel Ribeiro não se sentia completo na arte do desenho e da pintura e aventurou-se no mundo da escultura, baseada na simplicidade e no inédito.

Desempenhou funções docentes nas áreas de pintura e desenho artístico na UATI – Universidade dos Amigos da Terceira Idade, em Albufeira. Em 2000, foi convidado pela Câmara Municipal de Albufeira para fazer um conjunto de pinturas relativas às cinco freguesias para serem expostas na Ilha do Sal, em Cabo Verde, na comemoração dos dez anos de geminação. Em março de 2016, realizou mais uma exposição em Albufeira intitulada “Ousadias”, que registou a visita de centenas de pessoas e tornou-se conhecida a nível mundial com o convite para ser exposta na Escócia e no Canadá.

Manuel Ribeiro é adverso à imitação, até na área da arquitetura, onde fez dezenas de projetos. Nas artes faz o mesmo; o seu princípio é sempre orientado para a criatividade, o que lhe tem valido diversos prémios em pintura e poesia.

Galeria de Fotos: 

Seção do Portal: 

Data de Publicação: 

23/02/2017