III FEIRA DE PROTEÇÃO CIVIL DESTACA O RISCO DE SISMOS EM ALBUFEIRA

A III Feira de Proteção Civil de Albufeira está já marcada e será de 28 de março a 1 de abril, com horários entre as 10h00 e as 19h30. A temática é “Juntos para a Redução de Catástrofes” e vai juntar todas as entidades relacionadas com a matéria. Paralelamente à Feira, haverá simulações, acções de sensibilização e informação, não só no Espaço Multiusos de Albufeira como noutros locais do Município. Uma oportunidade para o cidadão conhecer mecanismos e entidades que operam em situação de risco.

Está definido o programa da III Feira de Proteção Civil de Albufeira, certame que compreende as áreas da Proteção e Combate a Incêndios, Segurança de Pessoas e Bens, Socorro e Salvamento, Segurança e Saúde no Trabalho. Esta Feira insere-se nas comemorações do dia 1 de março, instituído como Dia da Proteção Civil, a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e este ano, evoca o tema “Juntos para a Redução de Catástrofes”, o qual visa sublinhar a importância da coordenação de esforços entre os serviços de proteção civil, as restantes entidades da Administração e os Cidadãos para prevenir e responder a catástrofes de modo eficiente.

No âmbito desta Feira, realizam-se seminários, workshops, palestras de informação à população, há a simulação de um sismo, decorrendo em simultâneo a apresentação e demonstração dos meios dos agentes de Proteção Civil e Entidades de Apoio.

Do programa consta, no dia 28 de março, uma Ação de Sensibilização para o risco sísmico, a ter lugar no Auditório Municipal, entre as 10h00-12h00, dirigida aos funcionários do Município de Albufeira. À noite, com entrada livre e no mesmo local, quando forem 21h00, será exibido o filme “O Impossível”, em colaboração com o Cineclube de Faro. A projeção deste filme será antecipada por uma palestra a cargo do Prof. Dr. João Estêvão (DEC/ISE - Universidade do Algarve) intitulada “O risco sísmico em Albufeira”. No dia 29 terá lugar às 10h30 uma acção de sensibilização no Auditório da EBSA - Escola Básica e Secundária de Albufeira, sobre “Cidadania marítima”, pela Autoridade Marítima e às 16h00, no edifício dos Paços do Concelho um exercício de evacuação, simulando um “Caso de Sismo”.

No dia 30 de março, às 10h00 terá lugar a abertura oficial da III Feira de Proteção Civil de Albufeira, no Espaço Multiusos de Albufeira, a qual se prolongará até ao dia 1 de abril. O horário desta Feira será entre as 10h00-19h30 e tem entrada livre. Participam nesta III Feira as seguintes instituições e entidades: Autoridade Nacional de Proteção Civil, Administração Regional de Saúde do Algarve, ACES-Algarve I Central, Corpo de Bombeiros Voluntários de Albufeira, Autoridade e Polícia Marítima, Forças Armadas, Guarda Nacional Republicana, Cruz Vermelha Portuguesa, Infraestruturas de Portugal, IP, S.A., ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Divisão de Policia Municipal e Vigilância e entidades privadas, Escuteiros, entre outras. A salientar, em paralelo com a Feira e ainda no EMA, no último dia, as palestras sobre Salvamento Marítimo (Instituto de Socorro a Náufragos), Salvamento aquático em piscinas (Aquaform) e ainda os Primeiros Socorros a animais (Bombeiros Voluntários de albufeira)

A par do EMA e do Edifício dos Paços do Concelho, também o Parque de Estacionamento da Cantina Municipal irá receber demonstrações de cavalos e de cinotécnica (GNR) assim como a exposição e demonstração da Viatura UMIA – Unidade Móvel de Inspeção e Apoio. A sede da AHETA acolhe no dia 30 a ação “Medidas de Autoproteção - SCIE”, pela ANPC e destinada a responsáveis, delegados e técnicos de Segurança.

Com esta iniciativa, pretende-se proporcionar o conhecimento da missão, meios e recursos das entidades envolvidas na área da Proteção Civil, possibilitando o contacto direto e a interação com a população. Simultaneamente, procura dotar a população de conhecimentos no âmbito dos riscos e medidas de autoproteção.