II FEIRA DA PROTEÇÃO CIVIL ASSINALOU COMEMORAÇÕES EM ALBUFEIRA

Durante dois dias, 18 e 19 de março, o Município de Albufeira assinalou as comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, que anualmente se celebra a 1 de março, com a realização da II Feira de Proteção Civil. A iniciativa visou, igualmente, dar a conhecer a missão, meios e recursos das entidades com competência na área da Proteção Civil, possibilitando o contacto direto com a população.

À semelhança do que aconteceu na 1ª edição, o certame abrangeu as áreas da Proteção e Combate a Incêndios, Segurança de Pessoas e Bens, Socorro e Salvamento, Segurança e Saúde no Trabalho, Segurança na Circulação e nos Transportes e Comunicações.
A apresentação de dispositivos e equipamentos dos vários Agentes de Proteção Civil e das entidades Cooperantes voltaram a suscitar a curiosidade de centenas de jovens e crianças de várias escolas do concelho e da população em geral, assim como os seminários técnicos e de informação, que este ano se realizaram no Espaço Multiusos (EMA), mas também no auditório da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) e no edifício dos Paços do Concelho.
O evento contou também com uma forte componente privada, nomeadamente através da participação com módulo próprio de diversas empresas de venda e aluguer de produtos e serviços ligados à segurança.
Na sessão de abertura o presidente da Câmara Municipal agradeceu a presença de todas as entidades, aproveitando para recordar e enaltecer a intervenção da Proteção Civil Municipal e a excelente conjugação de esforços e cooperação entre todas as forças e agentes de segurança no terreno aquando da intempérie do passado mês de novembro. Carlos Silva e Sousa destacou a importância da prevenção “temos que estar consciente dos perigos para saber preveni-los, por isso a Proteção Civil assume particular importância no que respeita à segurança de pessoas e bens, natureza e floresta, que são fatores de grande relevo para todos os concelhos, mas sobretudo no Algarve e em Albufeira, onde temos que ter um especial cuidado pelas implicações com a nossa principal atividade económica”. A segurança hoje em dia é essencial para a escolha do destino turístico e por isso na nossa região prezamos tanto estas questões, salientou. A propósito, referiu que a Autarquia Albufeira foi, recentemente, um dos 16 municípios do Algarve, que em consonância com a AMAL, decidiu recorrer à via judicial para impedir a exploração de petróleo e gás natural no Algarve por considerar que a referida exploração é contrária aos interesses da região.
“Albufeira nem sequer está abrangida na área da concessão, mas o interesse do Algarve tem que ser defendido por todos os autarcas e, quanto a isso, temos uma posição firme, que já manifestámos publicamente, e que demonstra que relativamente às questões que se prendem com a segurança e o ambiente somos completamente intransigentes. A defesa das pessoas, dos bens, a segurança, a proteção do ambiente são questões importantíssimas e esta mostra, onde estão representadas todas as autoridades ligadas à Proteção Civil, agrada-me bastante para realçar que no Algarve preocupamo-nos muito com a Segurança e que estamos sempre prontos para uma ação eficaz – como infelizmente já foi demonstrado “.
Ana Vidigal reiterou os agradecimentos que o presidente da Câmara Municipal dirigiu a todas as entidades presentes na Feira: Autoridade Nacional de Proteção Civil, Exército, Bombeiros Voluntários de Albufeira, GNR, Cruz Vermelha Portuguesa, Autoridade Marítima, Polícia Marítima, Força Especial de Bombeiros, ANSA, INEM, ARS Algarve, Polícia Municipal, Infraestruturas de Portugal, Autoridade para as Condições do Trabalho, Agência Portuguesa do Ambiente, Instituto da Conservação da Natureza e diversos parceiros privados.
A vereadora responsável pela Proteção Civil elogiou o trabalho de todos os elementos da equipa do SMPC e “de quem todos os dias trabalha de forma abnegada e com espírito de missão em prol da segurança das populações”. Encontrando-se presentes vários jovens do Concelho, a Vereadora destacou o exemplo que deram aquando da intempérie de 1 de Novembro, como voluntários “naquele que foi um efetivo ato de cidadania” e através destes homenageou todos quantos prestaram apoio, desde os agentes de proteção civil, às entidades colaborantes e aos cidadãos. Elevando a Proteção Civil como uma responsabilidade de todos, Ana Vidigal enalteceu a colaboração dos jovens, mostrando total confiança no seu papel no futuro.
Após os discursos decorreu uma visita aos stands dos vários agentes, entidades cooperantes e empresas privadas de prevenção e segurança.
Ao longo dos dois dias do certame realizaram-se diversos seminários e sessões de informação, onde foram abordados os seguintes temas: “Incêndios Urbanos – Segurança nos Lares”, “Internet mais Segura”, “A Segurança Rodoviária e o Programa Escola Segura”, “Máquinas e Equipamentos de Trabalho”, “Espaços de Divertimento Público” e “Planeamento, Condução e Avaliação de Exercícios e Simulacros Safety-SCIE”. Para além destas sessões foi também apresentado o Plano de Emergência para o Risco Sísmico e Tsunamis do Algarve e realizada uma reunião de trabalho dos Gabinetes Técnico Florestais.