II CERTAME SÉNIOR “NO OUTONO DA VIDA”

Para assinalar o Dia Internacional do Idoso, o Município de Albufeira vai realizar o II Certame Sénior “No Outono da Vida”, de 1 a 3 de outubro. Durante três dias, o Espaço Multiusos da cidade vai ser palco de palestras, exposições, workshops e muitas outras atividades direcionadas à população sénior.

De 1 a 3 de outubro, o Espaço Multiusos de Albufeira (EMA) acolhe a segunda edição do Certame Sénior “No Outono da Vida”, uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Idosos de Albufeira.

O evento pretende assinalar as comemorações do Dia Internacional do Idoso, a 1 de outubro, que têm como objetivo homenagear esta faixa etária e sensibilizar a população para a importância da mudança de atitudes para com os idosos.

A abertura oficial do certame terá lugar no dia 1, pelas 11h00, com a atuação do Grupo Coral AHSA e Kids Academy”, uma atividade de carater intergeracional que se prolongará com a realização de diversos workshops – Bonecos de Trapos, Brinquedos Reciclados, Pintura, Malha e Baile da Pinha. Ainda no primeiro dia, a partir das 14h30, haverá “Conversas com Seniores”, diversas sessões temáticas sobre “Cuidados Alimentares e a importância da Dieta Mediterrânica”, “Como gerir os medicamentos”, “Como prevenir lesões nos cuidadores de idosos”, “A sexualidade no idoso”, entre muitos outros temas. Para participar deve enviar a inscrição para clube.avo@cm-albufeira.pt ou contacte o Clube Avô através do telefone 289 599 509.

No dia 2 de outubro, o programa é dedicado ao VI Encontro de Animadores Socioculturais que versa sobre “Jogos Tradicionais – Como adaptar à Terceira Idade”, a decorrer entre as 10h00 e as 16h30. As inscrições devem ser efetuadas por e-mail para animacao.cpp@gmail.com ou por telefone para 289 370 820.

No último dia, 3 de outubro, os visitantes podem assistir à Mostra de Atividades Seniores de IPSS’s do Algarve, das 14h30 às 18h00, e à atuação dos fadistas César Matoso e Filipa Sousa. Durante os três dias de evento, haverá workshops permanentes de Empreita, Bonecos de Trapos, Brinquedos Reciclados e Pompons, e está patente a exposição “A Casa de Outros Tempos”.

Refira-se que o Grupo de Trabalho de Idosos de Albufeira é constituído por diversas entidades, nomeadamente a Câmara Municipal de Albufeira, ARS Algarve, Centro de Saúde de Albufeira, AHSA, APAV, Banco de Tempo de Albufeira, Centro Paroquial de Paderne, Conferência São Vicente de Paulo de Albufeira, Cruz Vermelha Portuguesa, Fundação António Silva Leal, GNR, Segurança Social, Nuclegarve e Santa Casa da Misericórdia de Albufeira. O Grupo funciona no âmbito da Rede Social do concelho e tem como objetivo promover a imagem da terceira idade. Através desta parceria, as diferentes entidades assumem o compromisso de trabalhar em conjunto na procura de soluções para as problemáticas sociais do concelho.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...